Home » Cadeia do Leite » Lucro da suíça Emmi subiu 8,6% no semestre

Lucro da suíça Emmi subiu 8,6% no semestre

24/08/2017 10:10:18 - Por: Valor Econômico

Empresa, dona de fatia do Laticínios Porto Alegre, atingiu resultado de 66 milhões de francos suíços no período.

Responsive image
A empresa suíça de lácteos Emmi registrou um lucro líquido de 66 milhões de francos suíços no primeiro semestre do ano, 8,6% acima dos 60,8 milhões de igual intervalo de 2016. Conforme informou hoje a empresa, um dos maiores grupos de lácteos da Suíça, a receita líquida com vendas no semestre foi de 1,6 bilhão de francos suíços, 0,4% acima do do mesmo intervalo de 2016, quando somou 1,594 bilhão de francos suíços.

De acordo com comunicado da companhia, em termos orgânicos, isto é, ajustadas por aquisições e efeitos cambiais, as vendas caíram 1,3%. Isso se deve principalmente ao declínio nas vendas do varejo na Suíça, às menores exportações de queijo e a perdas no negócio de sobremesas — nesse último caso, uma das razões foi o enfraquecimento da libra esterlina por causa do Brexit.

A Emmi informou ainda que sua margem líquida foi de 4,1% no primeiro semestre ante 3,8% no mesmo período de 2016. Segundo a empresa, a expectativa é atingir a meta para os ganhos neste ano, mas suas previsões para receita no ano e para a divisão Europa devem ser revistas para baixo.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Emmi foi de 156,6 milhões de francos suíços na primeira metade de 2017, 2,2% acima dos 153,3 milhões dos primeiros seis meses de 2016 devido aos menores gastos operacionais, de acordo com a companhia.

“A receita no semestre reflete o contexto econômico difícil, marcado notadamente pela retração no varejo e aumento das importações de queijo na divisão Suíça. A divisão Europa, por seu lado, foi penalizada pelo Brexit e exportações de queijos mais moderadas. Contudo, vários mercados fora da Europa tiveram uma evolução favorável”, comentou Urs Riedener, CEO da Emmi, em nota.

No mesmo comunicado, a Emmi disse esperar “condições difíceis” também neste segundo semestre. A razão é que ambiente do mercado continua com forte concorrência e a conjuntura econômica em países como Reino Unido, Espanha e França ainda é difícil. Além disso, as importações no mercado doméstico suíço estão em alta e o consumo de produtos lácteos está retraído.

A Emmi entrou no mercado brasileiro em maio deste ano com a aquisição de 40% do capital da Laticínios Porto Alegre Indústria e Comércio S/A, empresa mineira com sede em Ponte Nova.