Home » Cadeia do Leite » Limpeza dos equipamentos de ordenha é essencial para qualidade do leite

Limpeza dos equipamentos de ordenha é essencial para qualidade do leite

25/08/2017 10:06:33 - Por: Portal Terra. Foto: Humberto Nicoline/Embrapa

A limpeza e sanitização são alguns dos principais cuidados durante a ordenha.

Responsive image
O progresso dos estudos genéticos tem ajudado os produtores rurais a selecionarem bovinos de qualidade para aumentarem a produtividade de suas fazendas leiteiras. Porém este não é o único fator que influencia nos resultados, existem outros elementos que também são importantes para melhorar o rendimento do gado leiteiro. Cuidados com higiene e nutrição são fundamentais para conquistar altos níveis de produtividade, visto que animais desnutridos ou contaminados não irão produzir quantidades adequadas de leite ou produzirão o alimento infectado. A ordenha e o manejo dos animais deve seguir regras para reduzir qualquer contaminação microbiana, química ou física do leite, para que o processo de obtenção do leite seja feito de forma rápida, eficiente e sem riscos para a saúde da vaca e a qualidade do leite.

A limpeza e sanitização são alguns dos principais cuidados durante a ordenha. O objetivo elementar destes procedimentos é a remoção de todos os elementos orgânicos e minerais do leite que restam nas superfícies internas do equipamento após a ordenha. A limpeza dos equipamentos de ordenha deve ser feita logo após o fim das atividades a fim de impedir o crescimento bacteriano. Já a sanitização deve ser feita antes da ordenha, com intenção de eliminar todos microrganismos que tenham sobrevivido após a limpeza, minimizando qualquer possibilidade de contaminação do leite. É preciso ter muita atenção e realizar estes processos com cuidado, qualquer problema na limpeza ou sanitização possibilitará que bactérias entrem em contato com o animal e o leite durante a ordenha, podendo causar impasses com produtos contaminados ou animais doentes.

Para facilitar a limpeza dos equipamentos de ordenha, detergentes e equipamentos são formulados especialmente para este fim, são detergentes com fórmulas ideais (alcalino ou ácido) de acordo com cada etapa de limpeza e escovas com cerdas que se adaptam ao formato dos equipamentos como as teteiras, por exemplo. Outro fator de importância durante a limpeza dos equipamentos de ordenha é a água utilizada, esta deve ser de boa qualidade visto que 95% da solução de limpeza é composta por água. Para o enxágue, normalmente, a água deve estar morna, logo após os equipamentos passam por uma limpeza com detergente alcalino (usado para dissolver a gordura e suspender a lactose e proteína) e em seguida o processo é finalizado com uso de detergente ácido (para remoção dos minerais).

Fique atento à limpeza dos equipamentos de ordenha na sua fazenda, invista em produtos e equipamentos de qualidade como as escovas da Weinberger e produza leite do mais alto nível de qualidade!