Home » Cadeia do Leite » Iogurte de leite de cabra é destaque no Pavilhão da Agricultura Familiar

Iogurte de leite de cabra é destaque no Pavilhão da Agricultura Familiar

29/08/2017 10:58:29 - Por: Expointer. Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Cabanha Rancho das Cabras, de Taquara, participa pela primeira vez da Expointer.

Responsive image
Entre os expositores que participam da 19ª Feira da Agricultura Familiar, que acontece durante a 40ª Expointer, em Esteio, está a Cabanha Rancho das Cabras. Localizado em Taquara, esta é a primeira vez que o empreendimento participa da mostra, comercializando iogurtes e queijos derivados do leite de cabra e fazendo sucesso com o público visitante.

Os produtos são apresentados em três tipos: o feta (queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra), o boursin (queijo esbranquiçado, com uma textura suave e cremosa) e o colonial, também feito de leite de cabra. Os preços variam de R$ 5,00 a R$ 30,00.

Reinvenção

De acordo com Cláudia Almeida, proprietária da Cabanha Rancho das Cabras, há aproximadamente dois anos, os produtos eram fornecidos a uma empresa do Rio de Janeiro. Depois do término da parceria, a cabanha teve que procurar outras alternativas para manter o comércio. “Mudamos de posicionamento e começamos a produzir, além do próprio leite de cabra, queijos e iogurtes. Foi a decisão mais acertada que tomamos”, afirmou.

Cláudia lembrou que a decisão de participar da 40ª Expointer foi fácil, mas que o período de inscrição foi de desafios. “Somos um negócio familiar que conta apenas comigo, minha filha e meu marido. Então, acabamos correndo um pouco com todas as exigências. No final, foi um processo que nos preparou para outras feiras. Estamos ansiosos para colher os resultados desta Expointer”, disse a produtora, que planeja voltar na próxima edição.

Agricultura Familiar

O Pavilhão da Agricultura Familiar é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República, a conveniada Emater RS, Fetag RS, Fetraf RS e Via Campesina.