Home » Cadeia do Leite » Queijo mineiro campeão na França é atração na Expointer

Queijo mineiro campeão na França é atração na Expointer

29/08/2017 13:38:50 - Por: Jornal do Comércio

Queijo de Joel Leite foi único brasileiro com medalha Super Ouro do Salão Mundial do Queijo.

Responsive image
Entre as seis agroindústrias mineiras que expõem no Pavilhão da Agricultura Familiar na 40ª Expointer, uma delas chama a atenção por ostentar rosetas semelhantes às dadas aos animais grandes campeões da feira. O prêmio exibido por Joel Leite, da Fazenda Caxambu, de Sacramento (MG), porém, é mais incomum.

Seu queijo minas artesanal com mofo é o único brasileiro com a medalha Super Ouro do Salão Mundial do Queijo, conquistada na última edição, realizada na França em junho. Só quinze dos mais de 700 inscritos ganharam a distinção, e podem dizer, sem hipérbole, que são os melhores queijos do mundo.

“O prêmio abriu portas para todos os lados, começamos a vender para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná”, conta Leite, que toca o negócio com sua família. Com a procura em alta, a produção não dá conta. Em Esteio, só há dois exemplares do queijo campeão – o avaliado na França, trazido como troféu, e outro, mais fresco, para exibição. Leite garante, porém, que um carregamento sai de Minas nesta terça-feira para abastecer seu estande no Pavilhão da Agricultura Familiar, que vende, por enquanto, os outros tipos de queijo produzidos pela família.


Mas até o fim de semana devem estar disponíveis unidades do queijo premiado, com preço de R$ 80,00 para 700 a 800 gramas. O produtor recomenda que quem quiser comprar envie mensagem pelo Facebook - https://www.facebook.com/senzalaqueijo/.