Home » Cadeia do Leite » Expoclara 2018 é lançada oficialmente

Expoclara 2018 é lançada oficialmente

01/09/2017 10:18:14 - Por: Assessoria de imprensa

A 11ª Expoclara acontecerá de 3 a 6 de maio de 2018, na Fenachamp, em Garibaldi.

Responsive image
O melhor do rebanho dos associados da Cooperativa Santa Clara estará em evidência em 2018, ocorre a 11ª edição da Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, a Expoclara. Para promover mais uma edição, foi iniciada a contagem regressiva para a exposição através do lançamento oficial na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto. A solenidade reuniu produtores associados, autoridades e imprensa na Casa da Ocergs, durante a 40ª Expointer, em Esteio.

A importância do evento esteve presente na fala do presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier. “Os associados são as pessoas de maior importância para a Cooperativa. Precisamos seguir Plantando o Bem para colher os frutos no futuro, e exemplo disso é a realização da Expoclara”, afirmou.

A 11ª Expoclara acontecerá de 3 a 6 de maio de 2018, na Fenachamp, em Garibaldi, e contará com julgamento de gado leiteiro, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e atrações artísticas e culturais.

A Expoclara é uma vitrine do gado leiteiro, e a Santa Clara sempre esteve preocupada com o melhoramento genético dos animais. A Exposição completa 20 anos neste ano e é uma das principais mostras de gado do interior do estado. A expectativa para a próxima edição é a participação de 80 expositores, 200 animais das raças Jersey e Holandês e 30 mil visitantes. 

O diretor da 11ª Expoclara, José Dotta, destacou que a exposição é uma forma de o produtor mostrar a qualidade do seu rebanho, se profissionalizar através das palestras técnicas e ainda fazer parcerias. “A Expoclara tornou-se um evento de negócios, profissionalização e troca de experiências”, ressaltou.

A Expoclara Cultural, que acontece paralelo às exposições de gado leiteiro e máquinas e implementos, contará com os shows de Guri de Uruguaiana e do cantor João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, além da apresentação da peça teatral “Uma aventura urbana” e shows regionais. O conceito do projeto Plantando o Bem irá nortear todas as atividades da Expoclara Cultural. 

Mais informações sobre a Expoclara podem ser obtidas no site no endereço www.coopsantaclara.com.br/expoclara.

Convênio com a Embrapa

Durante o lançamento da 11ª Expoclara foi renovado o Termo Aditivo de Cooperação Técnica entre Cooperativa Santa Clara e Embrapa, que estará em vigor até o ano de 2019. O documento foi assinado pelo presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, e pelo chefe-geral Embrapa Clima-Temperado – Pelotas, Clenio Nailto Pillon.

Segundo Pillon, a parceria entre a Embrapa e a Santa Clara já está consolidada e mostra a importância da pesquisa no melhoramento na qualidade da produção leiteria.  “As parcerias entre o público e privado vem dando certo, e prova disto, é o trabalho desenvolvido conjuntamente entre as entidades em beneficio da qualidade do leite”, enfatizou.

Termo com o Governo do Estado

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Cooperativa Santa Clara assinaram o Termo de Cooperação Técnica, que tem por objetivo executar ações da certificação de propriedades fornecedoras de leite livres de tuberculose e brucelose vinculadas à Cooperativa. O documento foi assinado pelo presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, e pelo secretário Agricultura, Pecuária e Irrigação Ernani Polo. “Esse é um marco muito importante porque sem sanidade não há credibilidade para o produto”, ponderou José Ivo Sartori. 
 
A solenidade de lançamento oficial contou também com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto. 

Pronunciamentos 

O trabalho desenvolvido e os valores primados pela Santa Clara foram enaltecidos pelo diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa, Alexandre Guerra. “A Santa Clara é uma Cooperativa comprometida com os seus associados. Estamos construindo uma Indústria de Laticínios em Casca, que será concluída no segundo semestre de 2018”, destacou. 

O papel das Cooperativas para o desenvolvimento econômico foi enfatizado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius. “O trabalho realizado pelos Cooperativas e seus associados agregam valor para toda a sociedade. Hoje são aproximadamente 70 mil famílias que produzem leite no Estado, e parte destas cofiam no trabalho desenvolvido pelas Cooperativas”, ressaltou.