Home » Cadeia do Leite » Práticas de segurança no rebanho leiteiro serão tema de seminário

Práticas de segurança no rebanho leiteiro serão tema de seminário

28/09/2017 09:42:49 - Por: Sindilat

A atividade é destinada para profissionais da veterinária que desempenham funções no campo e assistência técnica a cooperativas de leite.

Responsive image
Com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre medidas de segurança na pecuária leiteira, a Embrapa Clima Temperado promove, no dia 19 de outubro, o seminário Bioseguridade na Cadeia Produtiva do Leite. O evento, que acontece no auditório da Estação Experimental Terras Baixas, em Capão do Leão (RS), a partir das 13h30min, contará com palestras de especialistas e representantes de outros segmentos da Embrapa. A atividade é destinada para profissionais da veterinária que desempenham funções no campo e assistência técnica a cooperativas de leite. 

Segundo a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Ligia Pegoraro, as práticas que serão debatidas visam a segurança do rebanho, como uso de roupas limpas durante o manejo dos animais e esterilização de materiais de inseminação. "Quanto mais medidas de segurança, menos gastos com antibióticos e tratamentos", afirma, lembrando da economia que os produtores têm com as ações. Ligia alerta para a diferença que o rebanho leiteiro possui de outras espécies, em que os prejuízos demoram mais tempo para aparecer. Assim, os produtores acabam atribuindo a redução da produção a outros motivos e não se atentam à prevenção contra agentes patógenos. "É necessário avaliar os fatores de risco, seguir o calendário de vacinações e as práticas de manejo recomendadas. Prevenir é melhor que tratar", conclui. 

Ao todo, serão cerca de 60 vagas disponíveis para o seminário. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada previamente pelo e-mail: ligia.pegoraro@embrapa.br.