Home » Cadeia do Leite » Captação de leite registra queda de 10,3% em MT

Captação de leite registra queda de 10,3% em MT

02/10/2017 10:52:10 - Por: Agora Mato Grosso

Esse recuo está atrelado à entressafra, e com a menor produção no campo, o emprego da capacidade total dos laticínios no Estado foi de 44,2%, o menor valor desde set/16.

Responsive image
De acordo com os dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), a captação de leite em Mato Grosso em julho de 2017 registrou uma queda expressiva de 10,3% no comparativo mensal. Esse recuo está atrelado à entressafra, e com a menor produção no campo, o emprego da capacidade total dos laticínios no Estado foi de 44,2%, o menor valor desde set/16.

Conforme os economistas, essa conjuntura poderia “aquecer” a competição entre as indústrias pela matéria-prima, contudo, não foi o que aconteceu, uma vez que o preço pago ao produtor recuou em plena entressafra, devido à fraca demanda, exercendo pressão sobre as cotações em todos os elos.

Portanto, os ditames da cadeia estão à mercê da demanda, e os últimos dados do IBGE indicam uma melhora na economia brasileira com um ligeiro crescimento de 0,2% no PIB do 2°trimestre/17. Sendo assim, resta esperar que isso venha começar a refletir no consumo de lácteos, favorecendo aumentos no preço do leite.