Home » Cadeia do Leite » Duas toneladas de queijo ilegal são apreendidas no Recanto das Emas/DF

Duas toneladas de queijo ilegal são apreendidas no Recanto das Emas/DF

17/11/2017 10:13:27 - Por: Correio Braziliense

Fiscais da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural apreenderam caminhão que transportava o produto sem refrigeração e higiene.

Responsive image
Quase duas toneladas de queijo transportadas sem refrigeração foram apreendidas na tarde de ontem, na DF-001, por fiscais da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF). A suspeita é de que o produto vinha de Minas Gerais para ser comercializado na capital.
 
O gerente de fiscalização da Seagri, Fábio Azevedo, relata que os agentes desconfiaram do veículo, que circulava próximo ao Recanto das Emas. “No momento da abordagem, identificamos que o caminhão, de porte pequeno, não estava equipado para transportar alimentos”, diz. De acordo com ele, o veículo não tinha refrigeração nem limpeza adequadas.

No total, os agentes apreenderam 1.900kg de queijo minas e de queijo ralado. No veículo estava o motorista e o ajudante. Os transportadores ilegais não revelaram a origem do produto, mas os agentes constataram que, a partir do endereço deles, o queijo vinha de Minas Gerais. Ambos assinaram termo de medida administrativa e foram liberados em seguida. Eles responderão a processo e podem pagar multa.
 
De acordo com Fábio, o queijo será inutilizado. “Geralmente quando o alimento não serve mais para consumo humano, destinamos para alimentação animal ou graxaria. Porém, ainda precisamos realizar uma análise”, explica. O fiscal ressalta que, para realizar o transporte de alimentos de origem animal e vegetal, é necessário ter registro sanitário e um veículo adequado, como os refrigerados.

O transporte ilegal de alimentos não é raro nas rodovias que cortam o Distrito Federal. De acordo com Fábio, o número de apreensões é comum, até mesmo dentro das regiões administrativas do DF. “Nossa equipe realiza rondas e blitzes frequentes. Os suspeitos tentam burlar nossos esquemas fazendo o transporte por áreas rurais”, comenta. Em setembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 825kg de queijo, na BR-040, em Luziânia (GO). O alimento também era  transportado sem refrigeração.