O mundo precisa de mais tertúlia

16-03-2017 14:33:45 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

O mundo precisa de mais tertúlia
Não é remédio. Não é aparelho eletrônico. Não será a solução para todos os problemas. Mas é um hábito que promete render boas risadas e momentos de descontração! Sabe o que é tertúlia? Confesso que eu não sabia o significado. Até que um cliente, Xavier Ribeiro, me mandou um e-mail dando o feedback do queijo que ele havia comprado pela internet: “Terça-feira é um dos dias da semana em que temos uma tertúlia, que varia de dois a cinco participantes. Nesta terça, resolvemos experimentar o queijo e gostamos da textura e sabor, com bom equilíbrio do sal. O queijo tem personalidade! Parabéns!”

Entrei no Google e fui parar na Wikipedia pra descobrir o que era tertúlia! (risos) E me encantei: “A tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos.” A parte histórica vinda da Europa deixo procêis lerem lá na enciclopédia, tá? (risos novamente).

Pois bem. Agora reflita: qual a última vez que você se reuniu com sua família ou com seus amigos? Se a resposta é: “Nossa, faz muito tempo!!!” Então senta aí.

Estamos sendo bombardeados por inúmeras informações, metas e compromissos a todo o momento. Não nos damos conta de quanto tempo ficamos plugados em aparelhos eletrônicos, conectados na internet, presos no trânsito, ou mesmo no nosso ambiente de trabalho. Existe um arsenal que toma todo nosso tempo e atenção. Enquanto isso, pessoas realmente importantes - familiares e amigos – vão ficado de lado. Sem mencionar nossa vida espiritual!

Chuta o balde! Marque um encontro com seu cônjuge, você vai ver a cara de surpresa!!! Marque uma reunião com aqueles(as) velhos(as) amigos(as). O local? Pode ser em sua casa ou em algum restaurante bacana. Não importa muito o local. O importante é o ato de reunir, conversar, trocar ideias, dialogar, dar risadas e botar a conversa em dia.

Estamos em tempos nos quais o amor está esfriando. As pessoas já não conversam mais olhando nos olhos, não está dando mais tempo de prosear!

Terminei o e-mail convidando meu cliente pra vir em casa um dia, tomar um café e comer umas lascas de queijo, afinal das contas, o mundo precisa de mais tertúlia.

Colunista

Osvaldo Martins de Barros Filho

Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.