Home » Cadeia do Leite » Custo de produção do leite tem quinta alta consecutiva

Custo de produção do leite tem quinta alta consecutiva

02/01/2018 10:06:13 - Por: CILeite. Foto: Alcides Okubo Filho/Embrapa

Custos de produção registra aumento de 2,06% em Novembro.

Responsive image
O custo de produção de leite registrou aumento pelo quinto mês consecutivo. Em novembro a variação foi de 2,06% no preço dos insumos, em relação a preços praticados no varejo no mês anterior, de acordo com o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa1 , calculado pela Embrapa Gado de Leite.

A maior alta ocorreu novamente no grupo Energia e combustível, 3,46%. Em seguida, os grupos Qualidade do leite, Concentrado, Produção e compra de volumosos, e Sanidade apresentaram variações respectivamente de 3,23%, 3,07%, 2,20% e 1,07%. Os grupos Mão de obra e Reprodução se mantiveram inalterados. Já o grupo Sal mineral apresentou variação negativa de -0,01%.


No acumulado do ano, o ICPLeite/Embrapa registra redução de custos de -3,85% impulsionado pelo grupo Concentrado, que possui o maior peso na ponderação do índice, e é o único que apresenta deflação, -16,50%. Todos os outros apresentam variações positivas. O grupo Sanidade apresenta a maior alta, 8,38%. Os dados encontram-se na Tabela 2.


O índice acumulado de doze meses também continua negativo, -3,61%. Novamente, o grupo Concentrado é o principal responsável pela queda verificada, apresentando deflação de -17,66%, no período. Os demais grupos apresentam variações positivas. Os dados encontram-se na Tabela 3.