Home » Cadeia do Leite » Empresas atrasam pagamento do passivo do leite para produtores da região de Ijuí/RS

Empresas atrasam pagamento do passivo do leite para produtores da região de Ijuí/RS

11/01/2018 10:42:06 - Por: Rádio Progresso de Ijuí. Foto: Pixabay

A situação leiteira que não é boa para muitos produtores se torna ainda pior, visto a falta do pagamento dos débitos por parte de empresas ou indústrias.

Responsive image
A situação leiteira que não é boa para muitos produtores da região de Ijuí se torna ainda pior, visto a falta do pagamento dos débitos por parte de empresas ou indústrias. Um dos casos diz respeito à Laticínios Frizzo, que fez acordo para quitar dívida existente com cerca de 70 agricultores de Ijuí, Bozano e Coronel Barros.

No entanto, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski, a empresa pagou quatro parcelas, porém a quinta prestação está em atraso. A promessa era quitar nessa semana, porém agora ficou para a semana que vem, mas poderá ocorrer juntamente com a sexta parcela, dia 28 deste mês.

Karlisnki disse que uma das alegações da Frizzo Laticínios é que houve muitos encargos financeiros no final de ano, por isso o atual atraso. O sindicato ijuiense não descarta ingressar com medida judicial. Em relação à Promilk, indústria sediada no município de Estrela, que também possui dívidas do leite com produtores da região de Ijuí, Carlos Karlinski enfatizou que o plano de recuperação judicial previa o início do pagamento dos débitos em dezembro passado.

Porém, também no final de 2017 a empresa comunicou que não iria cumprir o acordo, pois pretende vender o patrimônio a fim de pagar os credores. O problema é que pela lei de falência os bancos têm prioridade no recebimento das pendências financeiras e os agricultores ficam num segundo plano.