Home » Cadeia do Leite » Valio pagará bônus por leite produzido de forma responsável

Valio pagará bônus por leite produzido de forma responsável

11/01/2018 10:57:06 - Por: Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint

O bem-estar dos animais na produção de leite é importante não só como uma questão de ética, mas também em termos econômicos, disse a Valio.

Responsive image
Desde primeiro de janeiro de 2018, a empresa finlandesa de produtos lácteos, Valio, está pagando um centavo extra por litro para os produtores que comprovaram à empresa que estão comprometidos com a produção de produtos lácteos responsáveis. A Valio disse que o "bônus de responsabilidade" está sendo pago aos fornecedores que se comprometem com várias medidas para promover o bem-estar dos animais, como os cuidados de saúde planejados para os animais.

A empresa disse que cerca de 80% das fazendas de leite da Valio são cobertas pelas reformas e o objetivo é ter todas as fazendas incluídas até 2020. Juha Nousiainen, diretor de serviços agrícolas da Valio, disse que a empresa ficou impressionada por tantos produtores de leite em toda a Finlândia estarem comprometidos com as mudanças. "Cerca de 4.600 das 5.800 fazendas leiteiras no grupo Valio já estão seguindo as novas diretrizes", disse Nousiainen.

"Continuaremos a fornecer treinamento local e esperamos que muito mais fazendas participem do programa este ano. O bem-estar dos animais é cada vez mais importante para os consumidores. A produção responsável é absolutamente essencial para garantir a produção ética de leite e para garantir que os produtos lácteos permaneçam atraentes para os consumidores”.

Visitas regulares do veterinário

Um dos benefícios da melhoria do bem-estar animal é que todos os animais em fazendas leiteiras são cobertos por cuidados de saúde planejados e todos os animais estão incluídos no registro centralizado de cuidados de saúde para gado bovino finlandês (Naseva). Isso garante que um veterinário visite a fazenda pelo menos uma vez por ano para avaliar a saúde e o bem-estar das vacas.

Os dados são comparáveis entre diferentes fazendas. Para receber o bônus de responsabilidade, cada fazenda leiteira também deve implementar o monitoramento regular da condição dos cascos. Eles também devem garantir o alívio da dor e que sedativos são administrados aos bezerros como parte da descorna e que o procedimento é realizado sob a supervisão de um veterinário. Isso tem sido prática padrão na maioria das fazendas.

De acordo com as diretrizes de produção, cada novo galpão deve ser um free-stall e estruturado de uma maneira que as vacas possam livremente passar tempo ao ar livre ou pastar. Atualmente, cerca de 55% das vacas nas fazendas da Valio são criadas nesse tipo de instalação. A Valio também exige que os alimentos dos animais sejam livres de soja e organismos geneticamente modificados (OGMs).

Vacas mais saudáveis da União Europeia 

Vesa Kaunisto, presidente da Valio, disse que as vacas finlandesas já são as mais saudáveis da União Europeia. "Usamos muito pouco antibiótico em comparação com outros países da UE”. 

O bem-estar dos animais na produção de leite é importante não só como uma questão de ética, mas também em termos econômicos, disse a Valio.