Home » Cadeia do Leite » Nestlé antecipa novidades sobre o Programa Boas Práticas na Fazenda a produtores de leite

Nestlé antecipa novidades sobre o Programa Boas Práticas na Fazenda a produtores de leite

17/01/2018 09:33:59 - Por: Assessoria de Imprensa Nestlé

O programa, criado em 2005, tem o intuito de incentivar o fornecedor a produzir um leite de melhor qualidade e com maior segurança e rentabilidade.

Responsive image
Ao longo dos últimos dez anos, a Nestlé vem trabalhando para desenvolver diversas cadeias produtivas e o projeto Boas Práticas na Fazenda (BPF)  é um destes exemplos. O programa, criado em 2005, tem o intuito de incentivar o  fornecedor a produzir um leite de melhor qualidade e com maior segurança e rentabilidade. Agora, a Nestlé apresenta um novo conceito ao BPF, denominado Nature, e que já contará com aplicação no campo a partir de março deste ano.

“Hoje, mais de 90% dos nossos parceiros estão certificados e adotam as práticas estabelecidas pelo programa, e por isso, entendemos que chegou a hora de evoluir”, informou comunicado enviado pela empresa a seus fornecedores.

O BPF NATURE é um novo conceito dentro dos Boas Práticas na Fazenda, no qual, além do objetivo de oferecer maior segurança e qualidade na produção do leite, há o foco na produção de um leite mais próximo possível do natural. Além dos pontos que eram avaliados anteriormente, para fazer parte do BPF Nature o produtor precisa adequar sua propriedade em relação aos temas Água, Bem-estar animal e Meio ambiente.

O comunicado esclarece que serão avaliados dentro de cada novo grupo fatores como água (medição com hidrômetros), bem-estar animal (mochação com uso de anestesia e analgesia; e suspensão da utilização de BST e ocitocina) e meio ambiente (correta destinação e tratamento dos dejetos). Além disso, as auditorias também serão reforçadas, além da anual agendada, o produtor participante pode receber uma auditoria surpresa.

Com relação à bonificação, no BPF Padrão, o produtor recebe R$ 0,03/L para adequar sua fazenda nos temas de saúde animal, drogas veterinárias, alimentação animal, ordenha e armazenagem do leite. Se aprovado também no BPF Nature, o produtor passa a receber R$ 0,10/L.

“A partir de março, todas as fazendas interessadas receberão o Manual de Boas Práticas na Fazenda Nature, no qual terão todas as informações necessárias para a implementação”, informa o comunicado.