Home » Cadeia do Leite » Cadeia leiteira da Argentina faz convênio em Buenos Aires

Cadeia leiteira da Argentina faz convênio em Buenos Aires

23/01/2018 10:12:49 - Por: Infortambo, traduzidas pela Equipe MilkPoint

Objetivo de garantir a segurança da industrialização do leite para a comercialização de produtos e subprodutos derivados.

Responsive image
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina e o Ministério da Agroindústria da província de Buenos Aires assinaram um acordo de cooperação para o controle coordenado da cadeia de lácteos com o objetivo de garantir a segurança da industrialização do leite para a comercialização de produtos e subprodutos derivados.

A assinatura do acordo contou com a presença do presidente do Senasa, Ricardo Negri, e do ministro da Agroindústria de Buenos Aires, Leonardo Sarquís, junto com autoridades e técnicos de ambas as agências.

Entre os pontos do acordo, que reforçam o cumprimento do Decreto nº 815/99 do Sistema Nacional de Controle de Alimentos, destacam-se o estabelecimento de um procedimento consensual de inspeção e controle, o acordo de procedimentos de compartilhamento de informações, priorizando o uso de sistemas informatizados, a definição de um programa de controle analítico mínimo dos produtos, o treinamento contínuo e a concordância no controle das plantas de consumo interno quando solicitado.

Por outro lado, e com base na Lei 27.233, que declara as normas sanitárias e de segurança de interesse nacional e ordem pública, promove-se uma visão de melhoria contínua e adoção de programas de autocontrole pelas empresas, como a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) por empresas.

Através da ação conjunta da Nação e da Província de Buenos Aires, não só é esperado otimizar o uso de recursos, mas também melhorar em quantidade e qualidade os controles de higiene e segurança dos produtos lácteos que chegam aos consumidores argentinos.