Home » Cadeia do Leite » A produção em queda e a expectativa de melhoria da demanda são fatores positivos para os preços do leite

A produção em queda e a expectativa de melhoria da demanda são fatores positivos para os preços do leite

05/02/2018 09:14:27 - Por: Scot Consultoria

Na região Sul do país, a queda no volume captado nos três estados não foi suficiente para dar sustentação as cotações.

Responsive image
Com a demanda fraca na ponta final da cadeia, os preços do leite ao produtor registraram queda no pagamento de janeiro/18, referente ao leite entregue em dezembro/17.

Do lado da oferta, o pico de produção em São Paulo, Goiás e Minas Gerais em dezembro último colaboram com a pressão de baixa.

Na região Sul do país, a queda no volume captado nos três estados não foi suficiente para dar sustentação as cotações, diante de um escoamento fraco na ponta final da cadeia nos últimos meses.

Considerando a média nacional ponderada, o preço do leite ao produtor caiu 1,0% no pagamento realizado em janeiro/18, que remunera o leite entregue no mês anterior.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, o produtor recebeu, em média, R$1,027 por litro, sem o frete, 6,8% menos na comparação com o mesmo período de 2017, em valores nominais.

No atacado, houve alta nos preços do leite longa vida e alguns outros produtos lácteos nas duas quinzenas de janeiro/18, mas não em função de uma reação nas vendas e sim como uma tentativa de melhorar as margens das indústrias, que estiveram negativas nos últimos meses em muitos casos.


Para o pagamento a ser realizado em fevereiro de 2018, referente a produção de janeiro, 64,0% dos laticínios pesquisados pela Scot Consultoria acreditam em estabilidade do preço do leite ao produtor, 22,0% falam em alta e 14,0% acreditam em queda no preço do leite frente ao pagamento anterior.

Em resumo, no Brasil Central e regiões Sudeste e Sul do país a tendência é de manutenção a alta nos preços do leite ao produtor em fevereiro, com poucas empresas estimando queda.

Além da queda na curva de produção de leite nas principais bacias do país a expectativa é de uma melhoria da demanda interna após o Carnaval e final das férias escolares.