Home » Cadeia do Leite » Projeto de pesquisa da UFV busca parceria com associados da Girolando para formação de rebanho

Projeto de pesquisa da UFV busca parceria com associados da Girolando para formação de rebanho

06/02/2018 10:30:52 - Por: Assessoria de Imprensa Girolando

Os associados da Girolando que participarem do projeto terão direito de receber embrião do animal cedido para a pesquisa.

Responsive image
Um projeto de pesquisa com animais Girolando terá início este ano na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e avaliará a raça nas áreas de melhoramento genético, produção, reprodução e nutrição. Para dar início aos estudos, a instituição precisa formar um rebanho de cerca de 70 novilhas, que serão cedidas por associados da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando em regime de comodato à Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão em Bovinos à Pasto (DZO-UFV). 

Os associados da Girolando que participarem do projeto terão direito de receber embrião do animal cedido para a pesquisa. Os interessados em colaborar com o projeto devem procurar a equipe técnica do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), via e-mail pmgg@girolando.com.br ou por telefone 34-3331-6000. 

Os animais devem atender os seguintes critérios:

• Fêmeas com idade entre 6 a 12 meses;
• Peso: mínimo de 120 kg;
• Produto com genealogia conhecida (GC) e apto a CGN/RGN e filho de mãe também GC;
• Composição Racial: ½, ¾, 5/8 ou PS – 25 animais de cada grau de sangue;
• Lactação: mãe com Controle Leiteiro em andamento ou encerrado.

Todas as novilhas do projeto ficarão alojadas na fazenda escola, em Viçosa/MG, em sistemas de confinamento e a pasto, e serão utilizados em diversas pesquisas.  O projeto faz parte da parceria firmada em dezembro de 2017 entre a Girolando e a UFV, que ainda prevê ações nas áreas de Ensino, Extensão e pesquisas no Centro de Performance Girolando, em Uberaba/MG, com os animais participantes da 6ª Pré-Seleção de Touros Girolando.