Home » Cadeia do Leite » Circuito Megaleite promete estimular negócios no País

Circuito Megaleite promete estimular negócios no País

20/02/2018 08:42:22 - Por: Diário do Comércio

A expectativa é de que sejam realizados vários negócios durante as exposições, tanto pelos pecuaristas com animais inscritos, quanto pelas empresas expositoras.

Responsive image
Com a presença de diversas lideranças do setor rural, teve início ontem a 1ª Exposição Interestadual de Girolando - Circuito Megaleite Etapa Sul/Sudeste, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O evento, que vai até o dia 24 de fevereiro, marcou a inauguração da Expoinel Minas 2018, da 1ª Exposição Interestadual do Gir leiteiro, da VII Exposição Nacional da Raça Indubrasil e da Exposição de Guzerá, que acontecem simultaneamente no Parque Fernando Costa. Juntas, as cinco feiras reúnem cerca de 1.200 animais, que participarão das competições de julgamento e torneio leiteiro.

A expectativa é de que sejam realizados vários negócios durante as exposições, tanto pelos pecuaristas com animais inscritos, quanto pelas empresas expositoras. O presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra, fez questão de ressaltar que o evento é uma importante vitrine do setor para o mundo, por apresentar animais de alta qualidade genética e as mais novas tecnologias das empresas brasileiras presentes no local.

A união das entidades na realização da solenidade foi destacada pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues. “Precisamos unir forças para garantir a constante evolução do agronegócio”, disse o dirigente. O presidente da Associação Mineira dos Criadores de Nelore, Frederico Henriques Lima e Silva, também ressaltou a importância dos pecuaristas somarem esforços em busca de novas oportunidades para o setor.

Já o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, destacou que o evento abre com chave de ouro o calendário de exposições no Parque Fernando Costa.

O deputado federal Marcos Montes (PSD) esteve presente na abertura da exposição e destacou o trabalho da bancada ruralista na Câmara dos Deputados e no Senado em prol do agronegócio brasileiro . “É preciso divulgar com mais intensidade a contribuição do setor para a sociedade em geral, pois os produtores têm garantido grandes avanços para o País”, finalizou Montes.

Investimento - O secretário municipal de Agricultura de Uberaba, Luiz Carlos Saad, reforçou a necessidade dos pequenos e médios produtores terem acesso às soluções tecnológicas para elevar a produção de seus rebanhos. Já o presidente do Sindicato Rural, Romeu Júnior, lembrou que Uberaba é o berço das principais associações de raça do País e que, ao longo da história, vem contribuindo para o avanço da pecuária. “Esta exposição só confirma a qualidade do trabalho de seleção desenvolvido pelos criadores das diversas raças em todo o Brasil”, afirmou Romeu.

Ontem, também começaram as competições de julgamento da Expoinel Minas e o torneio leiteiro da 1ª Exposição Interestadual de Girolando - Circuito Megaleite Etapa Sul/Sudeste. A raça Gir Leiteiro iniciou no domingo seu torneio leiteiro. Já os julgamentos da raça Girolando acontecerão entre os dias 22 e 24 de fevereiro e ficarão a cargo do jurado efetivo Fábio Nogueira Fogaça.