Home » Cadeia do Leite » Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa tem acreditação do Inmetro

Laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa tem acreditação do Inmetro

22/02/2018 08:59:52 - Por: Embrapa

Um ano após ter obtido a certificação, o Inmetro realizou auditoria de retorno no final de 2017.

Responsive image
A Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Inmetro oficializou, em janeiro deste ano, a acreditação do Laboratório de Qualidade do Leite (LQL) da Embrapa Gado de Leite nos Requisitos Gerais, para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração (ABNT NBR ISO/IEC 17025).

Um ano após ter obtido a certificação, o Inmetro realizou auditoria de retorno no final de 2017. Na oportunidade, nenhuma inconformidade técnica foi encontrada e houve apenas cinco não conformidades gerenciais de baixa complexidade, o que deixou os gestores do laboratório tranquilos quando à manutenção do certificado.

Segundo o gerente do LQL, Cristiano Faria, as correções e ações corretivas implantadas pelo sistema de gestão de qualidade do Laboratório foram acatadas pelo avaliador do Inmetro, Rafael Teixeira. Os ensaios acreditados pelo Inmetro como prestação de serviços abrangem teor de gordura, proteína, lactose, extrato seco desengordurado, extrato seco total, contagem de células somáticas (CCS) e contagem total de bactérias (CTB).

Além de Rafael Teixeira, engenheiro mecânico graduado pela Universidade Católica de Petrópolis, a avaliação de retorno também contou com a auditora Elizabeth Nascimento, cientista de alimentos e professora de toxicologia na USP. Eles ficaram impressionados com o número de análises realizadas, cerca de 40 mil por mês, e qualidade dos registros. Após a confirmação da acreditação, as auditorias de retorno passam a ser bianuais.