Home » Cadeia do Leite » Custo de produção do leite volta a registrar aumento

Custo de produção do leite volta a registrar aumento

23/02/2018 08:48:51 - Por: CILeite/Embrapa

Após uma pequena redução no custo registrada em dezembro de 2017, o índice voltou a subir no último mês, resultando no sexto aumento nos últimos sete meses.

Responsive image
No primeiro mês de 2018, o custo de produção de leite registrou alta de 0,89% em relação a dezembro/17, de acordo com o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa1 , calculado pela Embrapa Gado de Leite. 

A maior variação ocorreu no grupo Qualidade do leite, 2,57%. Entretanto, a alta no indicador foi puxada principalmente pelo grupo Produção e compra de volumosos (2,34%), que possui maior peso na ponderação. Praticamente todos os itens que compõem este grupo apresentaram alta, como adubos, combustível e outros. Já a Mão de obra apresentou variação de 1,50% em função do reajuste do salário mínimo. Os outros grupos apresentaram as seguintes variações: Sanidade, 0,82%, Sal mineral, 0,81%, Concentrado, 0,53%, Reprodução se manteve inalterado e Energia e combustível novamente apresentou deflação, em função da mudança de categoria tarifária da energia elétrica.

A variação do índice por grupos encontra-se na Tabela 1.

Tabela 1. Variação de custos de produção de leite, geral e por grupo. Janeiro de 2018.
Fonte: Embrapa Gado de Leite.

No acumulado de doze meses, o ICPLeite/Embrapa registra redução de custo de -2,59%. O grupo Concentrado, que possui o maior peso na ponderação do índice, é o que apresenta maior deflação, -13,34%. No outro extremo, Qualidade do leite apresenta variação positiva de 9,78%. Produção e compra de volumosos, que possui o segundo maior peso na ponderação, apresentou também variação significativa nestes últimos doze meses, 8,10%. Os dados encontram-se na Tabela 2. 

Tabela 2. ICPLeite/Embrapa. Acumulado de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018.
Fonte: Embrapa Gado de Leite.