Home » Cadeia do Leite » Baixo preço do leite no Chile gera preocupação ao setor

Baixo preço do leite no Chile gera preocupação ao setor

03/04/2018 11:24:52 - Por: Radio Sago traduzidas pela Equipe MilkPoint

Após o anúncio da Proleche e da Watt’s o setor leiteiro do Chile vive uma situação complicada.

Responsive image

O setor leiteiro do Chile vive uma situação complicada após o anúncio da Proleche e da Watt’s, em relação à queda do preço pago aos produtores em -16 e -11 pesos (2,64 e 1,81 centavos de dólar), respectivamente. Tal decisão causaria uma perda no longo prazo de 5 bilhões de pesos (US$ 8,2 milhões), apenas na região de Los Lagos, fato que muitos classificam como o início do fim do setor produtivo. 

Diante disso, o deputado Harry Jürgensen, que também pertence à comissão de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, comentou que é escandaloso o que acontece com o item mais importante da região e que isso resultaria em possíveis fechamentos de fábricas ou, na falta disso, em demissões em massa. 

Segundo Jürgensen, sua ideia é abordar a questão com outros parlamentares por meio de audiências para monitorar o setor leiteiro da região. Ele também acrescentou que, em muitos casos, o produtor é confundido com base em promessas que não têm futuro. 

Deve-se dizer que um segundo impacto afetaria os produtores de leite chilenos e está relacionado à menor recepção de leite fresco. Isso porque o produto tem sido substituído pela importação de produtos, segundo o Boletim do Leite publicado pela Odepa. O documento afirma que - a partir de dezembro de 2017 - houve variação positiva de 55,4% em relação a 2016 nas importações de leite pelo Chile.