Home » Cadeia do Leite » Produtores de leite de SC apostam em novos investimentos para melhorar a produção e a renda

Produtores de leite de SC apostam em novos investimentos para melhorar a produção e a renda

09/04/2018 09:58:53 - Por: Rede Peperi

O Conseleite anunciou na última semana o aumento dos preços pagos em março, recuperação que já era prevista pelo conselho.

Responsive image
Mesmo com anúncio da recuperação dos preços, os produtores ainda têm receio do comportamento do mercado na área do leite.

O Conseleite anunciou na última semana o aumento dos preços pagos em março, recuperação que já era prevista pelo conselho.

Conforme o produtor de leite de linha Aparecida, Iporã do Oeste, Anderson Sehn, nos últimos anos a atividade leiteira vem sofrendo muitas oscilações.

Enquanto há cerca de um ano os produtores comemoravam os bons preços, no momento, o preço pago pelo litro do leite registra um dos valores mais baixos, o que resultou numa crise significativa para a atividade.

O baixo preço é agravado pelo alto custo de produção. Anderson Sehn afirma que a negociação por melhores preços ocorre mensalmente com as empresas de lacticínios. Segundo ele, falar em expectativa de recuperação após a crise iniciada em 2017 talvez seja muito cedo, tendo em vista as mudanças frequentes do mercado, ainda mais se for levado em conta que 2018 é ano de eleições.

A propriedade da família Sehn trabalha há um ano com três ordenhas diárias e há algum tempo com o sistema free stall de confinamento.

Anderson Sehn explica que, com as duas ordenhas normais, a média diária por animal chegava a 33 litros, e agora, com mais uma ordenha, a média subiu para 39,5 litros por animal.

A dificuldade maior que o produtor relata é a falta de mão de obra, sendo necessária a contratação de mais dois funcionários para atender a demanda.

O produtor de leite comenta que, além de aumentar a produção, a terceira ordenha também melhorou a sanidade dos animais e reduziu problemas, como a mastite.

Ele projeta novos investimentos com a instalação do sistema de luz solar e a climatização para aumentar o conforto dos animais. O agricultor cita também a importância dos investimentos em genética para aumentar a produção por animal.