Home » Cadeia do Leite » Em parceria com o Instituto de Zootecnia, Ital apresenta dois tipos de iogurtes na 25ª Agrishow

Em parceria com o Instituto de Zootecnia, Ital apresenta dois tipos de iogurtes na 25ª Agrishow

26/04/2018 10:03:09 - Por: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

O Ital vai produzir dois tipos de iogurte para a feira, o tradicional e o de teor reduzido de lactose. Acontecerá em Ribeirão Preto/SP entre 30 de abril e 4 de maio.

Responsive image
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São paulo participará da Agrishow 2018, a partir do dia 30, em Ribeirão Preto. O Ital e o Instituto de Zootecnia (IZ) apresentarão painéis ilustrando os Caminhos do Leite desde sua produção pelos animais até sua industrialização. O IZ disponibilizará o leite que será utilizado pelo Centro de Tecnologia de Laticínios (Tecnolat) do ITAL para a fabricação de iogurtes.

O Ital vai produzir dois tipos de iogurte para a feira, o tradicional e o de teor reduzido de lactose. Patrícia Blumer, pesquisadora responsável pela produção dos lácteos, conta que “a equipe do Tecnolat escolheu apresentar estas formulações por empregarem tecnologias de baixo custo em sua produção, produzindo iogurtes com teor reduzido de lactose que atendem número considerável de consumidores que precisam de produtos com redução deste açúcar”. Ela explicou que a escolha também foi feita para apresentar uma alternativa para agregação de valor aos laticínios em relação ao iogurte tradicional, com poucos recursos envolvidos.

No iogurte com teor reduzido de lactose, este açúcar é hidrolisado, formando glicose e galactose, pela enzima lactase adicionada e também pelas enzimas produzidas pelas bactérias do fermento lático usado no iogurte tradicional e no iogurte com teor reduzido de lactose. Estas bactérias láticas produzem lactase, que atua sobre a lactose do leite utilizado, reduzindo o teor deste açúcar. Contudo, para pessoas intolerantes à lactose esta redução pode não ser suficiente para evitar os sintomas desagradáveis quando da ingestão de alguns produtos lácteos. Assim, se faz necessária a adição da lactase para intensificar ainda mais a hidrólise deste açúcar.

O iogurte tradicional também representa possibilidade de agregação de valor ao leite. O preço final no mercado da mesma quantidade de iogurte e de leite demonstra isto. Além disto, quando se compara a vida de prateleira do leite pasteurizado e a do iogurte, este oferece possibilidade de maior prazo para comercialização.

A 25ª Agrishow será em Ribeirão Preto entre 30 de abril e 4 de maio. O evento tem reconhecimento nacional e internacional para lançamento das principais tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio. Ela está entre as três maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo. A feira reúne profissionais em de busca melhorias, tendências e inovações tecnológicas com benefício para a produtividade e produção.

Sobre o ITAL

O Instituto de Tecnologia de Alimentos promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas, conta com sete unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios. 

O Ital conta também com uma Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela CGCRE/Inmetro. Mais informações no site: http://www.ital.sp.gov.br.