Home » Cadeia do Leite » Bezerros de búfalos são alimentados com leite em pó na região de Itapetininga

Bezerros de búfalos são alimentados com leite em pó na região de Itapetininga

26/06/2017 09:35:39 - Por: G1: Foto: TV TEM

Alimentação faz parte de uma pesquisa realizada em Sarapuí-SP. O objetivo é reduzir custos e aumentar lucratividade.

Responsive image
A criação de búfalos é uma importante atividade agropecuária na região de Itapetininga (SP). São quase 7 milhões de litros de leite produzidos por ano, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB). É a maior bacia leiteira de bubalinos de São Paulo.

Para diminuir os custos e aumentar a lucratividade, o pesquisador do Instituto Biológico de São Paulo Márcio José Sturaro está desenvolvendo um método diferente de amamentação dos bezerros.

Normalmente, os animais ficam junto com a mãe até os sete meses de idade. Na pesquisa, os bezerros são levados para uma outra área já no segundo dia de vida, e são alimentados com mamadeiras.

Os bezerros são divididos em três grupos. Um recebe apenas leite de búfala, o outro se alimenta exclusivamente com leite bovino em pó, e o terceiro grupo recebe metade de leite de búfala e metade de leite em pó. Todos os animais são alimentados com 4 litros de leite por dia.

A pesquisa propõe uma economia na alimentação, já que o leite em pó bovino é mais barato que o leite de búfala. Com isso, o criador já conseguiu economizar R$ 8 mil na alimentação dos 24 bezerros. Assim, todo leite que as búfalas produzem pode ser vendido.

Mas não adianta gastar menos se os animais não se desenvolverem. O veterinário responsável pela criação, Rodrigo Grandini Saraiva, está satisfeito com o ganho de peso. Tomando leite da mãe, os animais chegaram a pesar 80 quilos com três meses de idade. Com o leite em pó, alguns bezerros atingiram o mesmo peso em dois meses.

As búfalas, mesmo afastadas dos filhotes, não diminuíram produção de leite. Mesmo sem amamentar, elas recebem o hormônio ocitocina para estimular a lactação, e cada búfala está produzindo uma média de quase 10 litros de leite por dia, o que é considerado excelente pelo responsável pela propriedade.