Home » Cadeia do Leite » Começa hoje a Megaleite

Começa hoje a Megaleite

28/06/2017 08:38:48 - Por: Diário do Comércio. Foto: Marcos La Falce/Embrapa

A expectativa é que a feira movimente cerca de R$ 10 milhões em negócios e receba um público superior a 70 mil pessoas.

Responsive image
Começa hoje a 14ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2017) no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. A solenidade de abertura foi marcada para as 9h com a presença de diversas lideranças do setor, autoridades políticas, dentre elas o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel, o prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, o vice-prefeito Paulo Lamac, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais Pedro Leitão, o secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais José Afonso Bicalho, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos, o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil Marco Túlio Moraes da Costa, além de criadores do Brasil e de dezenas de outros países.

Durante a abertura oficial, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, fará a entrega do Mérito Girolando a personalidades que contribuíram para o crescimento do setor. Os homenageados deste ano serão: editora-chefe da revista Leite Integral/site Bebamaisleite Flávia Fontes (Mérito Mulher), os pecuaristas João Dário Ribeiro (Mérito Criador), Marcos Corteletti (Mérito Produtor de Leite) e Cleiton Gonzaga Castilho (Mérito Jovem Criador).

Agendada para o período de 28 de junho a 1º de julho, esta é a segunda edição da Megaleite na capital mineira. A expectativa é que a feira movimente cerca de R$ 10 milhões em negócios e receba um público superior a 70 mil pessoas. Mais de 80 empresas de diversos segmentos estarão expondo produtos e serviços na feira.

A feira terá mais de 1700 animais de seis raças leiteiras Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço e Guzerá Leiteiro participando das competições e leilões. A programação da feira ainda contará com leilões, feira de negócios, espaço kids (fazendinha), palestras e fórum de debates.

Ainda nesta quarta-feira, a Megaleite ainda terá a inauguração da Via Láctea Mini Usina de Leite, onde acontecerão cursos de fabricação de queijo frescal e degustação comentada, e da Mini Fazenda, que deve receber três mil estudantes de Belo Horizonte. Na parte da tarde, a partir das 14h, acontecerá o Megaleite Day, no Tatersal 1 do Parque da Gameleira. O evento contará com uma palestra do médico Drauzio Varella sobre saúde, estilo de vida e benefícios do consumo do leite e com uma receita show ao vivo do francês Olivier Anquier.

A Megaleite 2017 é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e tem o apoio do governo de Minas, via Codemig e Seapa, Mapa e Embrapa Gado de Leite, Banco do Brasil, Faemg, EmaterMG, IMA e Epamig.