Home » Cadeia do Leite » Embrapa e CNA vão desenvolver forrageiras para o Semiárido

Embrapa e CNA vão desenvolver forrageiras para o Semiárido

07/07/2017 08:30:22 - Por: Canal Rural. Foto: Luiz Gonzaga Pinto de Queiroz/Embrapa

Iniciativa busca variedades resistentes à seca que possam garantir a alimentação de rebanhos e a competitividade da pecuária regional.

Responsive image
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram nesta quinta-feira, dia 6, em Fortaleza (CE) o acordo de cooperação técnica para a execução do projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável”.

A iniciativa busca pesquisar e desenvolver variedades de forrageiras, leguminosas, palmas e outras espécies adaptadas à seca do Semiárido para garantir a alimentação dos rebanhos e a competitividade da pecuária regional. A oficialização da parceria ocorreu na abertura do 21º Seminário Nordestino de Pecupária – Pecnordeste.

O programa terá 12 Unidades de Referência Tecnológica (URTs) em municípios do Nordeste e do norte de Minas Gerais: Baixa Grande e Ipirá (BA); Poço Verde (SE); Batalha (AL); São João (PE); Tenório (PB); Lajes (RN); Ibaretama (CE); São Raimundo Nonato (PI); Fortuna (MA); Montes Claros e Carlos Chagas (MG).

Nessas unidades serão testadas as forrageiras para identificar o nível de produção nos estados que compõem o Semiárido e selecionar as variedades com maior adaptação. Em maio, a CNA e Embrapa fizeram a capacitação dos técnicos que atuarão nas URTs. Os trabalhos serão conduzidos pelo Instituto CNA e pela Embrapa Caprinos e Ovinos.