Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/guialat/public_html/index.php:3) in /home/guialat/public_html/conecta.php on line 2

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/guialat/public_html/index.php:3) in /home/guialat/public_html/conecta.php on line 2
GuiaLat - A central dos fornecedores de laticínios 

Home » Cadeia do Leite » Megaleite: Genética do gado leiteiro atrai visitantes estrangeiros

Megaleite: Genética do gado leiteiro atrai visitantes estrangeiros

07/07/2017 08:37:24 - Por: Diário do comércio. Foto: Marcos La Falce/Embrapa

Muitos negócios foram feitos por comitivas estrangeiras da América Latina, vindas de países como Bolívia, Costa Rica, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Panamá.

Responsive image
Na principal exposição da pecuária leiteira do País, Megaleite 2017, ocorrida de 28 de junho a 1º de julho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, as vendas de animais em nove leilões movimentaram R$ 3.836.560,00. Com mais de 80 empresas de vários segmentos do agronegócio, o total de negócios efetuados é estimado em R$ 10 milhões pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Participantes estrangeiros mostraram especial interesse pelo desenvolvimento da genética no setor.

Muitos negócios foram feitos por comitivas estrangeiras da América Latina, vindas de países como Bolívia, Costa Rica, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua e Panamá. Mais de 300 estrangeiros visitaram a exposição e também fazendas da região de Belo Horizonte.

“O Brasil é referência em genética bovina no mundo e a Megaleite foi uma grande oportunidade de negócios para muitos estrangeiros e brasileiros. Com a abertura recente de novos mercados para a nossa genética, as vendas pós Megaleite tendem a ser maiores este ano.”, diz o presidente da Girolando Luiz Carlos Rodrigues.

No Parque da Gameleira, os visitantes puderam conhecer mais de 1700 animais de alta qualidade genética das sete raças leiteiras expostas: Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço, Guzerá Leiteiro e Guzolando.

Brazilian Girolando - A associação iniciou na Megaleite o projeto internacional Brazilian Girolando, cujo objetivo é oferecer aos países da América Latina um pacote tecnológico para melhoria do sistema de produção e da qualidade genética dos rebanhos do continente. “O Panamá importa mais de 60% dos produtos lácteos que consome porque não é autossuficiente na produção de leite. Com projetos como esse, poderemos melhorar nosso rebanho, e, consequentemente, elevar a produção de leite do país.”, acredita o presidente da Câmara de Produtores de Leite do Panamá, Luis Afonso Leal.

Primeira raça leiteira do Brasil a incorporar a seleção genômica em um programa de melhoramento, a Girolando lançou durante a feira o primeiro sumário “Avaliação Genômica de Fêmeas Jovens/Junho 2017”, o que permitirá maior confiabilidade na seleção de animais geneticamente superiores para a produção de leite. O documento é fruto da parceria entre a Girolando, Embrapa Gado de Leite e as empresas CRV Lagoa e Zoetis. A introdução da seleção genômica permitirá que o Programa tenha um grande salto de qualidade, trazendo grandes impactos no aumento das confiabilidades associadas aos valores genômicos, permitindo reduções nos custos do teste de progênie e no tempo de avaliação dos animais.

Megaleite 2018 - Diante dos resultados da Megaleite 2017, que recebeu cerca de 50 mil visitantes, a Girolando e o governo de Minas (via Codemig e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) confirmaram a feira em 2018 na capital mineira. A 15ª edição da Megaleite será realizada de 20 a 23 de junho, no Parque da Gameleira. A Megaleite 2017 é uma realização da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e tem o apoio do governo de Minas, Mapa e Embrapa Gado de Leite, Banco do Brasil, Faemg, Emater-MG, IMA e Epamig.