Home » Cadeia do Leite » Preço do leite deve recuar em julho em SC

Preço do leite deve recuar em julho em SC

25/07/2017 09:26:15 - Por: Estadão Conteúdo

Retração do consumo doméstico, aumento da produção e das importações contribuíram para a queda.

Responsive image
O preço do leite pago ao produtor de Santa Catarina em julho será, em média, 5,5% menor que o de junho, segundo o Conselho Paritário Produtor/Indústrias de Leite do Estado de Santa Catarina (Conseleite/SC). A redução reflete a retração do consumo doméstico, o aumento da produção e das importações, principalmente de Uruguai e Argentina. O litro do leite padrão entregue neste mês e que será pago em agosto deve ficar em R$ 1,0753 - produto colocado na propriedade com Funrural incluso.

O Conseleite ressalta que a redução do preço do leite em todas as fases da cadeia produtiva nesta época do ano é atípica. "É a primeira vez em dez anos que isso ocorre", afirmou, em nota, o presidente do Conseleite do Estado e vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Adelar Maximiliano Zimmer.

Segundo ele, o aumento das taxas de desemprego, a queda geral do poder aquisitivo da população e o excesso de importação são insuficientes para explicar as quedas desde maio. 

Queda no consumo, expansão na produção e aumento das importações fazem preço do leite cair no mercado catarinense. “Pode ser bom, momentaneamente, para o consumidor, mas é péssimo para o produtor rural”, analisa o presidente.