Home » Cadeia do Leite » AL: produtores de leite levam a Renan Calheiros pedido de apoio para unidade de Batalha

AL: produtores de leite levam a Renan Calheiros pedido de apoio para unidade de Batalha

25/07/2017 10:39:29 - Por: Tribuna Hoje. Foto: Kéke Barcelos/Embrapa

A expectativa é de que, com a entrada em operação da UBL, possam ser gerados cerca de 300 empregos diretos e produzidos 180 mil litros de leite por dia.

Responsive image
Na tarde desta segunda-feira (24), o senador Renan Calheiros (PMDB) se reuniu com produtores de leite de Alagoas para ouvir demandas da categoria, que, além de produzir para abastecer o mercado, opera o Programa do Leite em Alagoas. A reunião ocorreu na sede da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), no Trapiche.

Os produtores pediram apoio de Renan junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, para a liberação de recursos para financiar a reabertura e funcionamento da Unidade de Beneficiamento do Leite (UBL) na cidade de Batalha, onde funcionava a antiga fábrica da Camila, fechada desde 2008.

Segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, os equipamentos para funcionamento da UBL já estão garantidos, mas ainda há necessidade de créditos para aquisição de outros maquinários. Ele lembra que o Programa do Leite hoje abrange cerca de dois mil criadores familiares e garante uma produção de 40 mil litros de leite por dia em Alagoas.

A expectativa é de que, com a entrada em operação da UBL, possam ser gerados cerca de 300 empregos diretos e produzidos 180 mil litros de leite por dia, envolvendo diretamente a participação de quatro a cinco mil pequenos pecuaristas. O governo do Estado tem discutido uma linha de crédito para que a fábrica da antiga Camila seja reaberta.

Renan disse que levará o pedido a Brasília e se comprometeu a trabalhar para que as reivindicações dos produtores de leite alagoanos sejam avaliadas com atenção no ministério.