Home » Cadeia do Leite » Pão de Queijo: dia de celebrar a tradição que vai conquistar o mundo

Pão de Queijo: dia de celebrar a tradição que vai conquistar o mundo

17/08/2017 09:47:19 - Por: Portal Nacional de Seguros

Forno de Minas comemora o Dia do Pão de Queijo, 17 de agosto, expandindo a exportação de seu carro-chefe.

Responsive image
Que o pão de queijo é quase uma unanimidade quando se trata de sabores nacionais, ninguém questiona. E quando essa tradicional delícia de Minas Gerais atravessa fronteiras e conquista paladares nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Peru, Uruguai, Emirados Árabes, Japão, Panamá, El Salvador e Costa Rica, é mesmo motivo para festejar!

A Forno de Minas, primeira companhia a comercializar pão de queijo congelado no mercado e líder de comercialização do produto no Brasil, registra crescimento substancial da exportação de seu carro-chefe. Nos planos consta incrementar 50% em toneladas de produtos enviados para outros países. Atualmente, a empresa exporta mais de 1.200 toneladas de pão de queijo, o que representa mais de 5% da receita da organização. A projeção é de chegarem a 20%.

Produto global

A conexão que o pão de queijo estabelece com o Brasil ratifica a certeza da Forno de Minas de que o produto tem plenas condições de tornar-se global. Essa missão faz a empresa prospectar novos países constantemente. Ainda em 2017, o objetivo é ampliar as exportações já realizadas para América Central e Latina. O pão de queijo mais famoso do Brasil está prestes a chegar à Colômbia, Paraguai, Argentina e México. O objetivo é fechar 2020 exportando 15% da produção.

A Forno de Minas mantém sua tradicional receita de pão de queijo, elaborada pela matriarca da família Mendonça, Dona Dalva. O queijo utilizado é produzido pela própria empresa, em seu laticínio instalado no município de Conceição do Pará, em Minas Gerais. “O mesmo processo feito na gamela é feito na fábrica. Não abrimos mão da tradição, mas mantemos os olhos no futuro e nas oportunidades que o mercado apresenta”, ressalta Helder Mendonça, presidente da Forno de Minas.

Forno de Minas em números: produção mensal de pão de queijo

- 1.500 toneladas produzidas;
- 350 toneladas de polvilho;
- 200 toneladas de queijo.

Muito além do pão de queijo

A trajetória da Forno de Minas mostra que a empresa não é só uma fabricante de pão de queijo, mas de alimentos. O mix de produtos cresce a cada dia proporcionando ao cliente a mesma qualidade, praticidade e sabor em toda a linha. Em abril deste ano, a Forno de Minas conquistou uma marca histórica: o recorde de produção com 2.132.296 toneladas, na fábrica instalada em Contagem (MG).

A empresa conta com um portfólio de mais de 20 produtos, que atende tanto o varejo quanto o food service. Destaque para a Lasanha Congelada à Bolonhesa que leva em conta a crescente demanda do mercado de congelados e pratos prontos por esse produto. A Lasanha Forno de Minas tem como diferenciais o sabor caseiro, ingredientes selecionados, carne de qualidade e molho artesanal. Já o waffle chegou ao mercado brasileiro com exclusividade, tornando a Forno de Minas pioneira na introdução do produto no país. As especialidades de batatas congeladas surgem também como opção de praticidade. Feitas a partir da batata ralada ou purê de batata, são pré-fritas e basta aquecer no forno para servir.

São produtos que atendem o varejo: a linha de pão de queijo, com sete opções de tamanhos, formatos e receitas (tradicional, coquetel, lanche, gourmet, fit, palito de queijo e assado congelado); o waffle assado e congelado (nas versões tradicional e integral light); os folhados (nos recheios presunto e queijo, frango, palmito, banana com canela); empadas (no recheio frango com requeijão); tortinhas (nos recheios frango e frango com requeijão); empanada (no sabor carne); massas recheadas (nas versões cappelletti de carne com ervas de provence, ravioli quatro queijos e nozes, sorrentino mussarela de búfala, tomate seco e manjericão, sorrentino ricota fresca, parmesão e castanha-do-pará); quiche (nas versões integral multigrãos e lorraine); broinha e batatas (nas versões noissete e BQA).

Especificamente para o food service, a Forno de Minas também possui uma linha composta por folhados (presunto e queijo, frango, peru com queijo branco, palmito, camarão, banana com canela e integral de peru com queijo branco); empadas (nos recheios frango, frango com requeijão e palmito); tortinhas (nos recheios frango e frango com requeijão); empanada (nos recheios carne e frango); croissant (nos recheios presunto e queijo, frango e amanteigado); pastel de forno (no recheio carne); quiches (nos recheios palmito, integral multigrãos com vegetais e lorraine); broinha de milho; burek (no recheio frango); cookies (nas versões baunilha com gotas de chocolate e chocolate com gotas de chocolate); waffles (nas versões tradicional e light integral); pão de batata (nos recheios frango com requeijão, peru com queijo branco, quatro queijos e requeijão); enroladinho (no recheio presunto e cheddar); pão de canela; e batatas (nas versões noissete e BQA).