Farelo de Soja: Expectativa de maior oferta pressiona cotação

21-03-2024 10:40:36 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, Boletim do leite Cepea.

Farelo de Soja: Expectativa de maior oferta pressiona cotação
Os valores do farelo da soja oscilaram dentre as regiões brasileiras na primeira quinzena de março, mas as baixas prevaleceram.
Consumidores se abasteceram aos poucos, sem interesse em fazer estoques longos. Esses agentes estão com a expectativa de que a firme demanda por óleo de soja eleve o excedente do farelo no Brasil. Além disso, o retorno da Argentina na liderança do abastecimento global deste derivado pode reduzir a demanda pelo produto brasileiro.

Diante disso, a Conab projeta que a exportação de farelo de soja alcance as 20 milhões de toneladas em 2024, volume 11% abaixo do escoado no ano anterior. O estoque de passagem é estimado pela Companhia em 4,06 milhões de toneladas, mais que o dobro da safra passada. Vale observar que, de acordo com a Secex, as exportações de farelo de soja caíram 11,5% de janeiro para fevereiro.

Quanto aos preços, na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, as cotações do farelo de soja caíram expressivos 4,1% entre fevereiro e a primeira quinzena de março (média até o dia 15). No comparativo anual, a desvalorização foi de significativos 27%, em termos nominais.

As informações são do Boletim do Leite Cepea.