Reagentes para análises químicas do leite

25-03-2024 11:20:29 Por: Somaticell. Foto: Somaticell/Divulgação

Reagentes para análises químicas do leite
Por trás de cada gota de leite, há uma série de testes rigorosos e processos analíticos. Embora a Somaticell tenha se consolidado no mercado como um fornecedor líder de reagentes e soluções químicas, sua história não é apenas sobre produtos, mas sobre a paixão pela precisão e confiabilidade.

Dentro das paredes estéreis de um laboratório, os reagentes são como os heróis não reconhecidos. Especialmente quando falamos sobre leite e derivados, a precisão é crucial. Imagine o desafio de detectar impurezas ou adulterações em uma substância tão complexa quanto o leite!

As principais Análises Químicas Realizadas no Leite

Em uma era de crescente conscientização sobre a saúde e bem-estar, compreender a composição exata e a qualidade dos alimentos que consumimos tornou-se de suma importância. Quando falamos de leite, um alimento fundamental em muitas dietas ao redor do mundo, essa necessidade se torna ainda mais acentuada.

O leite é um complexo emaranhado de nutrientes, cada um com suas propriedades e funções específicas. Portanto, para garantir sua pureza, qualidade e integridade, uma série de análises químicas meticulosas é realizada.

A seguir, vamos mergulhar no universo das análises químicas associadas ao leite, explorando os diferentes testes, seus propósitos e como eles são realizados. Para produtores, estes testes garantem a consistência e qualidade do produto. Para os consumidores, eles oferecem a confiança de que estão consumindo um produto seguro e nutritivo.

Solução de Nitrato de Prata - Essa solução é usada em uma titulação para determinar a concentração de cloretos no leite. A presença excessiva de cloretos pode indicar mastite, uma inflamação da glândula mamária. Também serve para determinar a concentração de sal (cloreto de sódio) nos produtos lácteos. A reação envolve a formação de cloreto de prata insolúvel e o ponto final da titulação é geralmente detectado por meio de um indicador (Cromato de Potássio) ou por uma mudança de potencial elétrico (titulação automatizada)

Água Deionizada e Desmineralizada - A água deionizada é purificada ao remover suas impurezas e íons minerais por meio de um processo de troca iônica. A desmineralização é um processo complementar e refere-se à remoção completa de minerais, dado que, em laboratórios, a pureza da água é crucial para evitar interferências nas reações químicas. A água é muitas vezes usada como solvente para o preparo de outras soluções.

Reagentes para Crioscopia - A crioscopia mede o ponto de congelamento do leite é o único método que não pode ser substituído e deve seguir rigorosamente o método oficial descrito nas metodologias do MAPA. O leite adulterado com água terá um ponto de congelamento diferente do leite puro. A crioscopia usa o crioscópio que só pode ser calibrado adequadamente utilizando os padrões oficiais. O ponto de congelamento é detectado pelas variação da quantidade de sólidos.

Teste de Alizarol - O teste de alizarol avalia a acidez do leite pela variação da cor deste indicador: -Amarelo leite ácido - Roxo leite alcalino -Rosa leite normal. Ao se utilizar o alizarol dissolvido em álcool etílico (etanol), o leite terá boa qualidade se não coagular, e o leite será resistente ao teor alcoólico utilizado. A norma mínima do teste do alizarol é utilizado na graduação de 72 graus GL. A Somaticell tem Alizarol em todas as graduações alcoólicas normalmente utilizadas nos laticínios.

Teste de Peróxido - Este teste avalia a qualidade do leite ao detectar a presença de peróxidos no leite. Em uma solução ácida, o peróxido de leite reage com um indicador produzindo reação colorida, indicando que este conservante está presente no leite.

Reagentes para a Análise de Proteínas - O conteúdo proteíco do leite é frequentemente determinado pelo método Kjeldahl, que envolve a mistura da amostra, destilação e titulação. Este método quantifica a quantidade total de nitrogênio, que é então usada para estimar a quantidade de proteínas (considerando que as proteínas são a principal fonte de nitrogênio no leite).

Determinação de Gorduras - O conteúdo de gordura no leite é comumente determinado pelo método de Gerber, que envolve a adição de ácido sulfúrico e álcool isoamílico. A mistura é centrifugada e a camada de gordura separada é medida. A quantidade de gordura influencia propriedades como sabor, viscosidade e teor calórico do leite.

Testes de Fosfatase Alcalina - A presença de fosfatase alcalina indica que a pasteurização não foi eficaz. A fosfatase alcalina é inativada a temperaturas de pasteurização, então se estiver presente, sugere que o leite não foi adequadamente pasteurizado. O teste envolve a incubação de amostras de leite com um substrato específico e a medição da liberação de p-nitrofenol, que é amarelo e pode ser medido espectrofotometricamente.

A Crucialidade da Qualidade dos Reagentes na Análise do Leite

No universo da química analítica, a qualidade do reagente é um pilar fundamental. Na análise do leite, isso não é diferente. Vamos compreender por que a qualidade do reagente é tão crítica e como ela pode afetar o processo produtivo dos laticínios.

• Identificação da Qualidade do Reagente: A primeira etapa é saber como identificar um reagente de alta qualidade. Há várias características a se considerar:
 - Pureza: A composição pura garante que não haja contaminações que possam interferir na análise.
- Rótulo claro: Informações claras sobre a composição, data de validade e condições de armazenamento são essenciais.
- Certificado de análise: Um reagente deve vir com certificados que validam sua qualidade, composição e que garantam a qualidade

• Impactos de Reagentes de Baixa Qualidade: O uso de reagentes de qualidade inferior pode ter consequências graves:
- Resultados Inconsistentes: A confiabilidade dos resultados é prejudicada, levando a análises errôneas.
- Aumento dos Custos: Pode ser necessário repetir os testes, levando a um uso maior de recursos.
- Prejuízo à Imagem: Produtos defeituosos no mercado podem prejudicar a imagem do produtor de laticínios.

• De olho na qualidade: Ao comprar reagentes fique atendo aos seguintes pontos:
- Verifique se eles foram produzidos para atender ao método de referência.
- Solicitar amostras e realizar testes para garantir que os seus reagentes estão de acordo com as especificações oficiais, são as melhores práticas adotadas mundialmente.

A Excelência da Somaticell na Produção de Reagentes para a Indústria Láctea

A Somaticell, ao longo de anos de dedicação e pesquisa, consolidou sua posição como líder no fornecimento de reagentes e soluções químicas de alta qualidade para laboratórios em todo o país. Mas o que torna seus produtos tão especiais? A resposta está na precisão, pureza e confiabilidade que eles proporcionam.

A Somaticell também se dedica a educar seus clientes sobre o uso correto desses produtos. Workshops, seminários e treinamentos são regularmente oferecidos para garantir que os laboratórios obtenham os melhores resultados possíveis com os reagentes fornecidos.

Conclusão - A análise química do leite é uma etapa crucial para garantir a segurança e qualidade deste alimento tão consumido mundialmente. Desde a verificação de resíduos de antibióticos até a análise detalhada de seu perfil nutricional, cada teste contribui para a confiança que depositamos em cada gota de leite. A qualidade dos reagentes desempenha um papel inegável nesse processo.

À medida que a ciência avança, a precisão e a profundidade dessas análises só tendem a melhorar, garantindo um produto mais seguro e benéfico para todos.

Conheça os produtos da Somaticell.

Colunista

Somaticell

Soluções para controle de qualidade de leite e alimentos.