Raça Girolando estreará na ExpoZebu 2019

28-09-2018 10:09:55 - Por: Assessoria de Imprensa Girolando

Responsável por 80% do leite produzido no Brasil e a maior vendedora de sêmen entre as raças leiteiras nacionais.

Responsive image
Pela primeira vez na história, a ExpoZebu, considerada a maior exposição de zebuínos do mundo, terá a participação da raça Girolando. Agendada para o período de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, a 85ª edição da ExpoZebu terá em sua programação julgamento, torneio leiteiro e leilão de Girolando. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, participou nesta quinta-feira (27/09) de reunião na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), para definir detalhes da estreia da raça. “Será uma quebra de paradigma na história do Girolando. A expectativa é que com a participação na ExpoZebu possamos colocar a raça ainda mais no foco dos pecuaristas brasileiros e internacionais”, diz o presidente Luiz Carlos Rodrigues. 

Serão disponibilizadas 130 vagas para a raça, sendo 120 para julgamento em pista e 10 para torneio leiteiro. As inscrições para pista terão início em 29 de janeiro e encerrarão no dia 19 de abril. Já para o torneio leiteiro o prazo é de 4 de março a 5 de abril. Ambas serão feitas via site da associação. A Girolando ainda contará com um estande na ExpoZebu para receber os visitantes do Brasil e de diversos outros países que têm grande interesse na raça.

Responsável por 80% do leite produzido no Brasil e a maior vendedora de sêmen entre as raças leiteiras nacionais, o Girolando é oriunda do cruzamento entre Gir e Holandês e em 1996 foi reconhecida oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Entre as principais características da raça estão a fácil adaptação a diferentes tipos de manejo e clima, longevidade, fertilidade e precocidade. “Entendemos a importância que a raça Girolando tem na produção de leite do país e não podemos fechar os olhos para isso. Receber esta raça na maior feira de zebuínos é reconhecer a qualidade do zebu em um cruzamento de muito sucesso”, diz o presidente da ABCZ Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que comemorará os 100 anos da associação na ExpoZebu 2019.