Home » Cadeia do Leite » Embrapa busca parceiros para programa Balde Cheio em Sergipe

Embrapa busca parceiros para programa Balde Cheio em Sergipe

22/10/2018 10:10:03 - Por: Embrapa Tabuleiros Costeiros

O Programa já existe há 20 anos, mas devido ao aumento das demandas foi necessário reestruturá-lo em redes mais amplas de transferência de tecnologia.

Responsive image
A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) realiza nesta terça (30) um encontro para apresentação e articulação de parceiros institucionais em Sergipe do programa Balde Cheio, metodologia de transferência de tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira. 

O público-alvo do encontro são profissionais da assistência técnica e extensão rural, pecuaristas de leite e agroindústrias de laticínios de todos os municípios do estado, além de representantes de órgãos de desenvolvimento rural e regional. Entre os órgãos que deverão participar do encontro estão Sebrae, Emdagro, Seagri/SE, Senar, Faese e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). O encontro acontece das 9h às 12h no auditório da Embrapa Tabuleiros Costeiros, na avenida Beira Mar, 3250, bairro Jardins, em Aracaju. 

Para informações mais detalhadas, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (79) 4009-1316 ou através do e-mail tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br.

Metodologia

Desenvolvida pela Embrapa e aplicada em todas as regiões do Brasil, a metodologia do Balde Cheio envolve a capacitação dos agentes e produtores em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais. As tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Estas são monitoradas quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais no sistema de produção após a adoção das tecnologias.

O Programa já existe há 20 anos, mas devido ao aumento das demandas foi necessário reestruturá-lo em redes mais amplas de transferência de tecnologia. A partir de março deste ano, as diferentes regiões do Brasil passaram a ter pontos focais na Embrapa para identificar e firmar as parcerias e realizar as atividades de apoio e treinamento.