A importância dos ingredientes na excelência dos Queijos Autorais

25-03-2024 11:43:21 Por: Globalfood. Foto: Globalfood/Divulgação

A importância dos ingredientes na excelência dos Queijos Autorais
A qualidade dos ingredientes desempenha um papel crucial na produção de queijos autorais, influenciando diretamente o sabor, aroma e textura do produto final. Em bate-papo com Rodrigo Magalhães, diretor técnico da Globalfood, exploramos este assunto. Acompanhe.

“Os fatores que determinam a qualidade final do queijo são inúmeros, desde o microclima da região onde ele é produzido, a raça e a alimentação animal, o tratamento aplicado ao leite antes da produção do queijo, o tipo de coagulante e a biodiversidade do leite associada às culturas lácteas utilizadas, a tecnologia aplicada na produção e as condições de maturação”, enumera Magalhães.

E completa, “os autorais tendem a trabalhar com uma microflora mais diversa ou complexa no leite para a produção do queijo, seja associada ao seu terroir, ou adicionada no leite de forma intencional”.

Tecnicamente, o tipo de coagulante e as culturas lácteas utilizadas são fundamentais para criar perfis de sabor distintos em queijos autorais.

As culturas lácteas adjuntas desempenham um papel essencial na maturação do queijo, liberando compostos voláteis que contribuem para a complexidade aromática. “Atualmente os produtores artesanais ou autorais têm acesso ao mesmo nível tecnológico que os grandes produtores. Nós da Globalfood temos o portfólio mais completo do mercado que atende tanto os produtores de grande volume como o pequeno produtor”, reforça o diretor.

Queijos autorais brasileiros - Os queijos brasileiros têm conquistado cada vez mais destaque no mercado internacional, com medalhas em competições internacionais e uma crescente apreciação por sua qualidade e diversidade de sabores.

“Consumidores no mundo todo tem buscado queijos mais complexos em sabor, desde queijos potentes que harmonizados adequadamente com uma bebida que elevam a experiência, passando pelos queijos usados como ingrediente em uma receita ou na pizza, dando um tom de sofisticação, até queijos que podem ser utilizados no preparo de uma sobremesa indulgente e saudável”, conclui.

Conheça os produtos da Globalfood.