Home » Cadeia do Leite » Nova Zelândia testará fazendas leiteiras a nível nacional para Mycoplasma bovis

Nova Zelândia testará fazendas leiteiras a nível nacional para Mycoplasma bovis

18/01/2018 09:35:45 - Por: Reuters, traduzidas pela Equipe MilkPoint

Catorze fazendas no maior exportador de lácteos do mundo apresentaram resultado positivo para a doença desde que foi detectada pela primeira vez.

Responsive image
A Nova Zelândia lançará um programa nacional para testar fazendas leiteiras para a doença causada pelo Mycoplasma bovis à medida que o número de propriedades afetadas cresce, disse o Ministério das Indústrias Primárias na sexta-feira.

Catorze fazendas no maior exportador de lácteos do mundo apresentaram resultado positivo para a doença desde que foi detectada pela primeira vez em South Canterbury na Ilha do Sul do país em julho.

O Mycoplasma bovis é comum em muitos países e pode levar a condições como infecção do úbere, pneumonia e artrite no animal afetado, mas não representa risco para a segurança alimentar ou risco para humanos.

O Ministério disse em dezembro que a doença se espalhou pela primeira vez para uma propriedade na Ilha do Norte.

No âmbito do programa intensificado, que começará em fevereiro, três amostras de leite separadas serão testadas em todas as fazendas leiteiras do país, informou o Ministério em um comunicado no site.

O surto inicial levou a preocupações de que a doença poderia afetar o acesso ao mercado para os produtos lácteos da Nova Zelândia e levou a uma queda breve no dólar da Nova Zelândia.