Home » Cadeia do Leite » Dairy Farmers of Canada diz que acordo CPTPP revisado coloca os produtos lácteos canadenses em risco

Dairy Farmers of Canada diz que acordo CPTPP revisado coloca os produtos lácteos canadenses em risco

30/01/2018 09:31:54 - Por: Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint

A Dairy Farmers of Canada respondeu à informação de que o Canadá provavelmente assinará o acordo CPTPP revisado.

Responsive image
A Dairy Farmers of Canada respondeu à informação de que o Canadá provavelmente assinará o acordo CPTPP revisado (Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífico – antiga TPP).

O acordo inclui as concessões de acesso ao mercado originalmente acordadas em outubro de 2015, quando os EUA, a maior economia do mundo, ainda fazia parte do acordo. A DFC disse que, embora a perda dos EUA represente uma perda de cerca de 60% do PIB do mercado da TPP original, as concessões originais ao mercado doméstico de lácteos no Canadá permanecem, questionando se o acordo é do melhor interesse dos canadenses.

A organização disse que embora alguns setores possam ver os recentes desenvolvimentos do CPTPP como positivos, é "um dia sombrio para os 221 mil canadenses que dependem do setor de lácteos para seu sustento".

Pierre Lampron, presidente da DFC, disse: "Por um lado, o governo canadense declarou repetidamente que quer um setor de lácteos vibrante, forte e crescente que crie empregos e promova investimentos; por outro lado, continua prejudicando nosso mercado doméstico de lácteos, primeiro através do Acordo Integral de Economia e Comércio (CETA), e agora através do CPTPP.

"O governo precisa entender que ao continuar fazendo essas concessões, está colocando o setor de lácteos canadense em perigo".

NAFTA

O anúncio coincide com as renegociações do NAFTA, que a DFC também disse que ameaça enfraquecer a indústria de lácteos canadense.

A DFC disse que é fundamental que o governo canadense entenda que, quando se trata da renegociação do NAFTA, eles não devem mais dar as costas a centenas de milhares de agricultores e trabalhadores do setor canadense de produtos lácteos.

"Nossa mensagem para o governo canadense, já que está negociando o NAFTA, é simples: não há mais concessões”, disse Lampron.