Home » Cadeia do Leite » Custo de produção do leite recua em fevereiro

Custo de produção do leite recua em fevereiro

09/03/2018 08:43:11 - Por: ICPLeite/Embrapa

Após o aumento no custo registrado em janeiro, o índice recuou 0,63% no último mês, em relação ao mês anterior.

Responsive image
Em fevereiro de 2018, o custo de produção de leite apresentou queda -0,63% em relação ao mês anterior, de acordo com o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa1 , calculado pela Embrapa Gado de Leite.

O grupo Produção e compra de volumosos que em janeiro puxou a alta daquele mês, registrou movimento em sentido contrário em fevereiro, apresentando deflação de -4,99%. Além de algumas marcas de adubo cujos preços caíram, o preço da cana de açúcar apresentou forte queda, impactando o indicador. Este foi o único grupo que variou negativamente.

A variação apresentada pelos demais grupos é, em ordem crescente: Sal mineral, 0,03%, Sanidade, 0,29%, Energia e combustível, 0,36%, Qualidade do leite, 0,95% e Concentrado, 1,01%. Os grupos Mão de obra e Reprodução não apresentaram variação. A variação do índice por grupos encontra-se na Tabela 1.
No acumulado do ano o ICPLeite/Embrapa registra elevação de custos de 0,25%. As retrações acumuladas foram registradas nos grupos Energia e combustível ( -4,22%) e Produção e compra de volumosos (-2,77%). O grupo Qualidade do leite apresenta a maior alta acumulada (3,55%) mas a variação do grupo Concentrado é de maior relevância devido a seu peso relativo na ponderação do indicador. Os dados encontram-se na Tabela 2.
No acumulado de doze meses, o ICPLeite/Embrapa registra redução de custo de -2,56%. O grupo Concentrado, é o que apresenta maior deflação, -8,82%. Sanidade, por sua vez, o que apresenta maior alta (8,76%). Os dados no acumulado de dozes meses para cada um dos grupos que compõem o índice encontram-se na Tabela 3.