Home » Cadeia do Leite » Brahman movimenta 84ª ExpoZebu

Brahman movimenta 84ª ExpoZebu

04/05/2018 14:09:27 - Por: Assessoria de Imprensa. Fotos: Carlos Lopes

Julgamento a campo e em pista, atividades técnicas, encontros e um leilão integram a programação da raça na maior exposição zebuína do mundo.

Responsive image
A Associação de Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) está movimentando o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), durante a 84ª ExpoZebu, com extensa programação. Nas pistas, a raça está representada por 60 exemplares da mais refinada genética existente nos plantéis brasileiros, vindos de onze fazendas em quatro estados (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná). O julgamento está sendo conduzido pelo jurado João Augusto Faria, e os Grandes Campeões serão conhecidos e coroados amanhã (5).

Além das avaliações em pista, o Brahman também está sendo protagonista em várias ações da ACBB. A programação conta com o Julgamento Brahman a Campo, com a avaliação de 44 animais criados exclusivamente no sistema a campo, comprovando a rusticidade da raça, única que promove essa modalidade de julgamento na ExpoZebu 2018. Os resultados serão conhecidos na sexta-feira (4), das 14 às 16 horas, no pavilhão ao lado do Plantão Médico. Em seguida, às 20 horas, será promovido o Leilão Brahman Embryo Select, no Kiosk Armazém do Boi.

A diretoria da entidade recebeu os sócios e convidados para um happy hour de boas-vindas que lotou a Casa do Brahman, no dia 2. No dia 3, foi promovida a primeira edição do Brahman Talk Show, um encontro internacional de criadores e especialistas, que contou com a presença de convidados vindos de oito países. O objetivo foi compartilhar experiências e mostrar a eficiência da raça em vários modelos de pecuária ao redor do mundo. 

Avaliação da raça Brahman em pista

O Brahman Talk Show reuniu dezenas de pessoas para conhecer casos de sucesso com o zebuíno em diversos países. O pecuarista brasileiro Alexandra Coccapieller Ferreira abriu a conversa contando sobre sua fazenda, na região do Cerrado, onde seleciona a raça com ótimos resultados. “O Brahman agrega enorme precocidade ao cruzamento industrial, além de ser muito rústico e se adaptar muito bem ao nosso clima”, ressaltou. Em seguida, o médico veterinário do Panamá Monty Motta compartilhou um pouco sobre sua experiência com o Brahman, que representa 90% do rebanho de corte daquele país.

José Manuel Gochicoa Acosta, do México, falou sobre a importância da raça para o desenvolvimento da pecuária no país. Mauricio Moreno Roa, presidente da Associação Colombiana de Criadores de Gado Zebu (Asocebu) da Colômbia, falou sobre o grande desenvolvimento do Brahman no país vizinho, que é conhecido por ter um dos melhores rebanhos da raça no mundo. Marcio Pohl, do Paraguai, falou sobre os mais de 60 anos em que o Brahman é selecionado em seu país, e Fernando Baldomar, da Bolívia, elogiou a genética zebuína brasileira.

O encontro ainda contou com a fala do sul-africano Diederik Johannes Lodewyk, filho do primeiro criador de Brahman do país, e Johnny Jeafcoat, estadunidense que trouxe para o Brasil o primeiro exemplar da raça. A fala final foi do brasileiro Leonardo Pinheiro Machado, da Casa Branca Agropastoril, que também compartilhou a experiência de sucesso do criatório de Minas Gerais. 

Mais novidades sobre a raça você confere no site da ACBB (brahman.com.br) ou nas redes sociais da entidade.