Home » Cadeia do Leite » Tetra Pak discute inovação e tendências de consumo no Fórum Fispal de Tecnologia

Tetra Pak discute inovação e tendências de consumo no Fórum Fispal de Tecnologia

27/06/2017 09:58:13 - Por: Assessoria de Imprensa Tetra Pak

Empresa participa do painel de abertura e apresenta palestra sobre aplicação da metodologia TPM na fábrica de Monte Mor-SP

Responsive image
Oferecer alimentos seguros, que atendam às novas necessidades dos consumidores de forma prática, nutritiva e sustentável. Esse é o principal desafio da indústria alimentícia brasileira e o foco dos debates do Fórum Fispal Tecnologia, o maior encontro setorial das indústrias de alimentos e bebidas da América Latina. 

Uma das patrocinadoras do evento, a Tetra Pak integra o painel de abertura do Fórum apresentando as principais inovações em processos, máquinas e embalagens desenvolvidas pela companhia em todo o mundo. Na ocasião, Pedro Gonçalves, diretor de marketing da área de processamento Américas, mostrará como a empresa se tornou líder em sistemas de automação e controle ao apostar, de forma pioneira, em tecnologias como a de rastreabilidade, que desde 2011 está disponível a clientes brasileiros. 

Há 6 anos, o sistema de automação da Tetra Pak (Tetra PlantMaster) já é capaz de produzir códigos únicos impressos em embalagens. Ele permite também coletar dados de processo e embalagens desde o recebimento da matéria-prima até o produto final. Isso significa que, além de identificar todos os recursos utilizados nos processos de envasamento, o produto final pode ser rastreado, de qualquer lugar, enquanto durar seu ciclo de vida. Dessa forma, a história de cada caixinha permanece para sempre no banco de dados e é de vital importância para a utilização de sistemas como Big Data e Analytics, que compõe um dos pilares da indústria 4.0.

“Os consumidores estão se preocupando cada vez mais com a sustentabilidade dos produtos e não se satisfazem apenas com um tipo de opção por categoria. Por isso, precisamos lidar com diversas necessidades e devemos estar prontos para oferecer exatamente o que eles desejam do ponto de vista nutricional, ocasião de consumo, informações sobre o alimento e compromisso ambiental. Nesse sentido, temos uma vantagem pois a nossa embalagem atende todos estes requisitos. Além de utilizar recursos renováveis, ser reciclável e econômica, a caixinha Tetra Pak é extremamente versátil, capaz de envasar produtos de alta e baixa acidez, diferentes consistências e formulações e ainda pode ser rastreada durante o seu ciclo de vida”, afirma Pedro.  

Metodologia da eficiência

No mesmo dia, o diretor da fábrica da Tetra Pak em Monte Mor (SP), Salvador Marino, conduzirá a palestra sobre o sucesso da aplicação da metodologia TPM na planta da companhia. O sistema TPM foca, contínua e sistematicamente, no aumento da produtividade, a partir do controle de perdas da indústria. 

A certificação do JIPM Advanced Special Award, conquistada em janeiro deste ano, e o prêmio recebido em março no Japão coroam o sucesso da estratégia de excelência operacional na unidade. O reconhecimento significa que a empresa tem processos produtivos de alto nível e está apta a buscar, em 2019-2020, a máxima certificação TPM: o JIPM World Class Award, juntamente com a fábrica da companhia em Ponta Grossa (PR).

“A metodologia TPM foi a estratégia que adotamos para trilhar um caminho de motivação e reconhecimento, com o objetivo de melhorar a eficácia de nossos processos, tornando nossas fábricas mais competitivas. Queremos mostrar ao mercado que temos as melhores soluções ponta a ponta, em todas as etapas de criação, produção, comercialização e descarte”, reforça Salvador.

Serviço: 

Data: 27/06/2017
Horário: 10h – Abertura do Fórum | 10h45 – Participação Pedro Gonçalves, diretor de marketing da área de processamento Américas da Tetra Pak | 16h40 às 17h20 – Palestra “Case Tetra Pak de Implementação de TPM em Monte Mor”, com Salvador Marino, diretor da fábrica da Tetra Pak em Monte Mor (SP). 
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes - KM 1,5 – São Paulo

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 170 países ao redor do mundo. Com mais de 24.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.