Home » Cadeia do Leite » Cooperativa Aurora Alimentos recebeu o Prêmio Benchmarking por atitudes sustentáveis no campo

Cooperativa Aurora Alimentos recebeu o Prêmio Benchmarking por atitudes sustentáveis no campo

08/08/2017 10:03:55 - Por: Assessoria de Imprensa Aurora Alimentos

Reforçando o compromisso que a Aurora Alimentos tem com o meio ambiente, o programa Coleta Segura recebeu mais uma premiação.

Responsive image
Reforçando o compromisso que a Aurora Alimentos tem com o meio ambiente, o programa Coleta Segura recebeu mais uma premiação. A Cooperativa alcançou a terceira colocação no Prêmio Benchmarking um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Com aproximadamente 200 especialistas de 24 países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto à sociedade brasileira.

O gerente de suinocultura Valdir Schumacher e o assessor em suinocultura da Aurora Alimentos e coordenador do programa, Sandro Luiz Treméa, recebeu, recentemente, a premiação em nome da Cooperativa durante o XV Bench Day, em São Paulo. O prêmio reconhece e valoriza empresas e instituições que fizeram a sustentabilidade sair do papel tornando-a realidade no dia a dia.

Treméa explica que o Programa Coleta Segura oportuniza aos produtores de suínos, aves e bovinos, das 13 cooperativas filiadas a Aurora, o gerenciamento e destino adequado dos resíduos de saúde animal produzidos nas propriedades rurais. "Além de gerenciar, o programa preza pela sensibilização dos envolvidos em todo o processo", salienta.

O diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan, destaca que diariamente os produtores utilizam produtos veterinários para garantir os cuidados com a saúde dos animais, os quais se descartados incorretamente causam contaminações no meio ambiente. "Para solucionar o problema a Aurora criou, em 2010, o Programa Coleta Segura com o objetivo de promover uma destinação ambientalmente adequada a esses resíduos, prezando pelo compromisso com o meio ambiente e a preocupação em todo o processo, desde o produtor até o consumidor, para garantir a segurança e primar pela saúde do agricultor, solo e animal", salienta.

O gerente de suinocultura Valdir Schumacher (a esquerda) e o assessor de suinocultura Sandro Treméa receberam a premiação em nome da Aurora Alimentos.

Os produtores que integram o programa recebem uma bombona (lixeira) e passam a depositar os resíduos das embalagens de uso veterinário nesse recipiente. A empresa Atitude Ambiental é a responsável pelo recolhimento das embalagens. As atividades desenvolvidas pelo programa, ao nível de campo, incluem: ­ planificação por cooperativa e capacitação de suas equipes técnicas? ­ capacitação e treinamento dos produtores? ­entrega de bombonas para armazenamento dos resíduos nas propriedades e definição de roteiro e agenda de coleta dos resíduos nas comunidades.

Para Zordan, esse prêmio reconhece as atitudes sustentáveis que a Aurora adota diariamente, seja no campo ou nas indústrias. "Temos esse cuidado com a natureza. Os resíduos sólidos das propriedades, por exemplo, são recolhidos e levados para a destinação correta. Com o projeto já fizemos a destinação adequada de mais de 350 mil kg de resíduos", reforça.

Treméa observa que fazem parte do programa 65% dos 3.478 produtores de suínos, 2.373 produtores de aves e 6.059 produtores de leite da Aurora. "A intenção é de que, em breve, 100% dos produtores participem do programa e passem a destinar seus resíduos de saúde animal com segurança para o meio ambiente e para a agropecuária regional", conclui.

Sobre o prêmio

O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com uma modalidade âncora (Sênior) e quatro modalidades paralelas (Junior, Hackathon, Artes e Pessoas) é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e Entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que completa 15 anos. A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. O Programa Benchmarking já certificou 373 práticas de 190 instituições de 27 diferentes ramos de atividades.