Onde tenha sol: é pra lá que eu vou! Onde tenha sol: é pra lá que eu vou!

01-08-2018 10:19:21 - Por: Marcelo de Rezende em Portal DBO

Marcelo de Rezende explica o projeto de produção de leite em pastagens irrigadas no Piauí.

Onde tenha sol: é pra lá que eu vou!
Em 2015, a Cooperideal estabeleceu um sistema de produção de pastagens irrigadas em sistema de pivô central na região norte do Estado do Piauí, mais precisamente no município de Parnaíba. O objetivo era conciliar a condição climática local com a utilização da irrigação em um ambiente de alta fertilidade do solo e de manejo adequado da pastagem. Durante todo o ano esta região oferece altas temperaturas máximas (superiores a 35 graus) e mínimas (superiores a 20 graus), além de muita luminosidade (3.000 horas de luz/ano).

Nesse ambiente, propício para a obtenção de produtividades superiores a 60 t de matéria seca de forragem/ha/ano, foi sistematizada uma primeira área de 40 ha, que inicialmente abrigou a produção intensiva de gado de corte, se utilizando da metodologia do Programa Arroba Ideal, desenvolvido pela Cooperideal. Em três anos de atividade o sistema conseguiu produtividades superiores a 100@/ha/ano, realizando ciclos semestrais de recria e engorda em pastagens irrigadas. Neste ano de 2018 foi estabelecido um segundo sistema de produção na área, também com a utilização de um pivô central de 40 ha, que será usado agora para a produção intensiva de leite no local. Uma parceria com a Fazenda Tucunaré, localizada na região de Juara no Estado do Mato Grosso, possibilitará a transferência de um rebanho de leite do Mato Grosso para o Piauí. Em contrapartida será estabelecido um sistema de produção intensiva de gado de corte na Fazenda Tucunaré no Mato Grosso. Tal parceria visa adequar as atividades de leite e corte às aptidões regionais, pois Juara é um dos maiores municípios produtores de gado de corte do Brasil e Parnaíba é a maior bacia leiteira do Estado do Piauí.

A produção de leite em pivô central no Piauí, tendo como base a utilização intensiva de pastagens tropicais durante o ano todo possibilitará a obtenção de produtividades superiores a 35.000 litros/ha/ano. O projeto prevê a manutenção inicial de 500 vacas em lactação na fazenda, porém o objetivo é maior, a Cooperideal busca se estabelecer como a maior produtora de leite da região Norte/Nordeste do país, produzindo alimento de qualidade, gerando trabalho e renda em uma das regiões de maior potencial produtivo de forragem do Brasil.

A Cooperideal também busca disponibilizar aos produtores e investidores um modelo e uma opção de negócio que possibilite o investimento na produção de leite de grande escala, a exemplo do que tem feito com o Programa Arroba Ideal na área de produção de carne. A gestão do sistema de produção e a aplicação de conceitos inovadores na produção intensiva de pastagem irrigada na região Norte/Nordeste é capaz de propiciar grande competitividade para as atividades de leite e corte, colocando estas opções de negócio em condições de rentabilidade superiores às obtidas com as demais atividades altamente tecnificadas do meio rural brasileiro.