Home » Cadeia do Leite » Rota do Queijo e do Azeite está atraindo turistas para Alagoa-MG

Rota do Queijo e do Azeite está atraindo turistas para Alagoa-MG

16/08/2018 09:25:33 - Por: Assessoria de Imprensa

Criada pela Queijo d’Alagoa-MG. O roteiro é mais que um simples passeio, é uma vivência.

Responsive image
O que poderia levar uma pessoa a sair dos grandes centros urbanos e percorrer centenas de quilômetros para o interior de Minas Gerais? Não temos todas as respostas, mas uma é certeira: conhecer onde é feito um dos melhores queijos do mundo (Bronze no Mundial du Fromage na França) e o melhor queijo artesanal de leite cru do Brasil (Super Ouro no III Prêmio Queijos Brasil) depois de passear pelos olivais nas montanhas mais altas e frias da Mantiqueira. Esta é a proposta da ‘Rota do Queijo e do Azeite’ criada pela Queijo d’Alagoa-MG. O roteiro é mais que um simples passeio, é uma vivência.

Uma experiência incrível onde o turista, pela manhã, anda debaixo das oliveiras, compara as folhas das oliveiras Arbosana e Arbequina (de origem espanhola) com Koroneiki (grega) e Maria da Fé (brasileira). Colher limão rosa e frutas de época enquanto caminha numa trilha pelo pé da Pedra do Segredo é desestressante tanto quanto avistar macacos saguis pulando de galho em galho na Fazenda Cauré, de onde é extraído o azeite extravirgem Prado & Vazquez.

Antes do almoço mineiro servido no Restaurante Dona Inês acontece uma degustação orientada que permite ao visitante experimentar as variedades frescas e monovarietais dos azeites com acidez máxima de 0,2% harmonizados com os exemplares da Queijo d’Alagoa-MG que variam de tamanho e tempo de maturação.

Na parte da tarde a comitiva sobe a serra e adentra as porteiras da Fazenda 2M, parceira da Queijo d’Alagoa-MG, onde o Seu Márcio, a Dona Dirce – mestre queijeira – e seus filhos, Caik e Luan, são os anfitriões.

Localizada entre 1520 a 1600 metros de altitude, a queijaria é impecável e exemplar. Nos cômodos brancos e bem higienizados é possível conhecer o passo-a-passo da produção do queijo artesanal Alagoa. E de bônus, ainda é possível passear pelos lagos de peixes e subir no morro pra avistar o Pico do Santo Agostinho, com 2377m no Parque Estadual Serra do Papagaio.

Em 2014 a “Queijo d’Alagoa-MG” recebeu o Prêmio MG Turismo em Belo Horizonte justamente por atrair turistas para o pequeno município no sul de Minas, no Caminho Velho da Estrada Real. 

Recentemente a Paradiso Turismo de São Paulo-SP e a Zenith TravelClub de Belo Horizonte-MG levaram turistas para fazerem a Rota. Os três ônibus de turismo, em dias alternados, foram os assuntos mais comentados na pacata cidade.


A rota completa inclui duas diárias em pousadas de Alagoa com pensão completa, com chegada prevista geralmente à sexta-feira e saída no domingo após o almoço. A rota expressa, inicia às 09hs e termina às 16hs com um tour pela pequena cidade de Alagoa, com 2.400 habitantes e com parada na loja física da Queijo d’Alagoa-MG, na Rua José Luiz de Siqueira, 352, no Centro. 

Escrita numa mala verde de viagem que fica exposta num canto da loja uma das #frasesqueijísticas: “Fui pra Minas Gerais em busca de felicidade e voltei com um monte de queijos”. Com toda certeza esta frase responde muita coisa!

Mais informações poderão ser obtidas por e-mail: rotadoqueijoedoazeite@gmail.com e por telefone (35) 99888 5913.