Primeiro sumário genômico de vacas Gir será lançado durante Expogenética 2018

22-08-2018 09:39:31 - Por: Embrapa Gado de Leite

O objetivo desses esforços é aumentar o banco de dados de genótipos para melhorar a robustez da equação genômica da raça.

Responsive image
A Embrapa Gado de Leite e a Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) lançam, nesta quinta-feira (23/08), o primeiro sumário de fêmeas jovens e adultas da raça Gir Leiteiro. O lançamento ocorrerá às 14h, durante a Expogenética, que está sendo realizada na sede da ABCZ, em Uberaba-MG. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Claudio Panetto, informa que o sumário traz a primeira avaliação genômica de fêmeas jovens, que ainda não entraram na fase produtiva. “A avaliação genômica fornece informações mais precisas para o gerenciamento reprodutivo do rebanho”, afirma Panetto.

Segundo o presidente da ABCGI, Joaquim José da Costa Noronha, a implantação da seleção genômica é um marco no melhoramento genético do Gir Leiteiro. “Desde 1985, quando foi criado o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, não se observava tamanha motivação entre criadores e técnicos em prol da evolução da raça”, afirma Noronha.  No último ano, a ABCGIL e a Embrapa Gado de Leite concentraram esforços nos trabalhos de organização e operacionalização para coleta de material biológico para as ações de avaliação genômica.

O objetivo desses esforços é aumentar o banco de dados de genótipos para melhorar a robustez da equação genômica da raça. “O empenho dos criadores em impulsionar a confecção da ferramenta Genômica fez com que presenciássemos um movimento sem precedentes na pecuária brasileira: a coleta e a genotipagem de amostras de mais de 4.500 animais de 67 criatórios espalhados por todo o País em um curto espaço de tempo, financiado exclusivamente pelos criadores”, relata Noronha.

Para o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, “o sumário é uma importante fonte de informação para os criadores e produtores interessados na seleção dos melhores animais para os seus rebanhos”. Martins explica que a genômica (já utilizada no Sumário de Touros de 2018) permite maior confiabilidade das estimativas, especialmente no caso dos animais jovens. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite completa: “Estamos orgulhosos de apresentar um trabalho que é um claro exemplo de sucesso de parceria público-privada num momento de grande escassez de recursos”.

Após o lançamento do sumário, haverá a premiação dos proprietários dos animais mais bem classificados nas avaliações genômicas e de todos os associados participantes do projeto Genoma do Gir Leiteiro. Em seguida, será feita a entrega dos resultados individuais de cada criador participante do projeto Genoma do Gir Leiteiro. Técnicos da ABCZ, ABCGIL e pesquisadores da Embrapa prestarão informações e orientações sobre a avaliação genômica na pecuária de leite.