Dirigentes da Conaprole estreitam laços com a Dália

05-09-2018 10:59:27 - Por: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos. Fotos: Carina Marques

Quatro representantes da maior indústria de laticínios do Uruguai compartilharam informações com dirigentes da cooperativa.

Responsive image
Diretores da Conaprole, maior indústria de laticínios do Uruguai, estiveram na sede da Dália Alimentos na segunda-feira, dia 3 de setembro. A visita é resultado de um encontro entre o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Igor Weingartner com um dos diretores da Conaprole, José Noel Alpuin, durante missão realizada na África, junto a uma comitiva do Mercosul, no mês de junho.

Esteve na Dália, além de Alpuin, o também diretor Gabriel Fernández Secco, o diretor da Divisão Comercial Mercado Externo/Departamento de Vendas Exterior, Gerardo Maturana e o gerente Comercial da Conaprole Brasil, Agenor de Castro Magalhães.

O encontro teve como pauta a troca de informações sobre o sistema cooperativo e a possibilidade de futuras parcerias comerciais entre ambas empresas-cooperativas. A reunião foi conduzida pelo presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, que esteve acompanhado dos gerentes da área comercial da Dália Alimentos das divisões de Lácteos e Produtos Suínos, Rudimar Piccinini e Paulo Weingartner, respectivamente, além do gerente da Divisão Produção Agropecuária, Igor Weingartner.

Essa foi a primeira visita de dirigentes da Conaprole à Dália e, na avaliação de Freitas, foi a oportunidade de ambas as diretorias conhecerem o funcionamento das duas cooperativas. “Em um primeiro momento, o objetivo é aproximar as duas cooperativas, o que possibilitará desenvolver parcerias em termos de negócios”, disse. Freitas também citou o tramite de uma legislação em todos os países do Mercosul para a formação de cooperativas multinacionais, cuja legislação visa estimular alianças.

A Conaprole é a maior produtora e comercializadora de leite da América Latina e foi fundada em 1935. A Dália Alimentos tem 71 anos de história e tem em seu mix, além dos lácteos, assim como a Conaprole, uma vasta linha de produtos suínos. A Dália exporta produtos suínos para o Uruguai desde o ano de 2007, sendo o país o quarto no ranking das exportações, antecedido por Hong Kong, Vietnã e Cingapura.

Troca de presentes

O quarteto também aproveitou a visita para conhecer o Complexo Lácteo da Dália Alimentos em Arroio do Meio, na localidade de Palmas, responsável pela industrialização de leite em pó e de leite UHT. A automação da planta e o alto grau de tecnologia chamaram a atenção dos uruguaios durante o tour pela fábrica.

Como cortesia, eles presentearam os dirigentes da Dália com um dos produtos mais conhecidos da Conaprole, do doce de leite e uma camisa da seleção do Uruguai, do craque Soares. Em contrapartida, a Dália Alimentos ofereceu uma edição do livro Destemidos”, que registra a trajetória da Dália Alimentos e que foi lançado durante as festividades do 70º aniversário de fundação da cooperativa, em 2017.