Dirigentes da Conaprole estreitam laços com a Dália Dirigentes da Conaprole estreitam laços com a Dália

05-09-2018 10:59:27 - Por: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos. Fotos: Carina Marques

Quatro representantes da maior indústria de laticínios do Uruguai compartilharam informações com dirigentes da cooperativa.

Dirigentes da Conaprole estreitam laços com a Dália
Diretores da Conaprole, maior indústria de laticínios do Uruguai, estiveram na sede da Dália Alimentos na segunda-feira, dia 3 de setembro. A visita é resultado de um encontro entre o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Igor Weingartner com um dos diretores da Conaprole, José Noel Alpuin, durante missão realizada na África, junto a uma comitiva do Mercosul, no mês de junho.

Esteve na Dália, além de Alpuin, o também diretor Gabriel Fernández Secco, o diretor da Divisão Comercial Mercado Externo/Departamento de Vendas Exterior, Gerardo Maturana e o gerente Comercial da Conaprole Brasil, Agenor de Castro Magalhães.

O encontro teve como pauta a troca de informações sobre o sistema cooperativo e a possibilidade de futuras parcerias comerciais entre ambas empresas-cooperativas. A reunião foi conduzida pelo presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, que esteve acompanhado dos gerentes da área comercial da Dália Alimentos das divisões de Lácteos e Produtos Suínos, Rudimar Piccinini e Paulo Weingartner, respectivamente, além do gerente da Divisão Produção Agropecuária, Igor Weingartner.

Essa foi a primeira visita de dirigentes da Conaprole à Dália e, na avaliação de Freitas, foi a oportunidade de ambas as diretorias conhecerem o funcionamento das duas cooperativas. “Em um primeiro momento, o objetivo é aproximar as duas cooperativas, o que possibilitará desenvolver parcerias em termos de negócios”, disse. Freitas também citou o tramite de uma legislação em todos os países do Mercosul para a formação de cooperativas multinacionais, cuja legislação visa estimular alianças.

A Conaprole é a maior produtora e comercializadora de leite da América Latina e foi fundada em 1935. A Dália Alimentos tem 71 anos de história e tem em seu mix, além dos lácteos, assim como a Conaprole, uma vasta linha de produtos suínos. A Dália exporta produtos suínos para o Uruguai desde o ano de 2007, sendo o país o quarto no ranking das exportações, antecedido por Hong Kong, Vietnã e Cingapura.

Troca de presentes

O quarteto também aproveitou a visita para conhecer o Complexo Lácteo da Dália Alimentos em Arroio do Meio, na localidade de Palmas, responsável pela industrialização de leite em pó e de leite UHT. A automação da planta e o alto grau de tecnologia chamaram a atenção dos uruguaios durante o tour pela fábrica.

Como cortesia, eles presentearam os dirigentes da Dália com um dos produtos mais conhecidos da Conaprole, do doce de leite e uma camisa da seleção do Uruguai, do craque Soares. Em contrapartida, a Dália Alimentos ofereceu uma edição do livro Destemidos”, que registra a trajetória da Dália Alimentos e que foi lançado durante as festividades do 70º aniversário de fundação da cooperativa, em 2017.