Girolando participará de quatro exposições na América Latina

20-09-2018 10:26:51 - Por: Assessoria de Imprensa Girolando

A primeira delas será a Expocruz 2018, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que acontecerá de 21 a 30 de setembro.

Responsive image
Uma das raças leiteiras que mais vende sêmen no Brasil, a Girolando vem ganhando espaço também no mercado internacional. Nos próximos meses, quatro exposições na América Latina terão em suas programações dias de campo, visitas técnicas, palestras e julgamentos da raça. A primeira delas será a Expocruz 2018, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, que acontecerá de 21 a 30 de setembro, e terá a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, por meio do projeto internacional Brazilian Girolando. Durante toda a feira, o coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG), Marcello Cembranelli, ministrará palestras sobre a raça no estande do Brazilian Girolando. 

Já no dia 26 de setembro, o jurado brasileiro, Euclides Prata, conduzirá o julgamento da raça no período da manhã. Devem participar animais de criatórios bolivianos de várias regiões do país. De acordo com Cembranelli, a Bolívia é um dos grandes mercados para o Girolando na América Latina. “Como temos acordo bilateral com a Bolívia, o comércio entre os dois países vem crescendo, tanto de embriões, animais vivos e sêmen. O Girolando, por ser altamente produtivo e rústico, se adaptou bem às condições climáticas e de manejo da Bolívia e muitas propriedades estão conseguindo obter excelentes resultados, atingindo boas produções de leite a baixo custo”, destaca.

O diretor de Relações Internacionais da Girolando, Guilherme Marquez, também participará da Expocruz 2018, juntamente com representantes das empresas integrantes do Brazilian Girolando. Atualmente, o projeto conta com 14 associados, que atuam nas áreas de centrais de inseminação (Alta e ABS), comércio de animais (MF Rural), fazendas (GBF Global, Nova Terra, Vila Rica, Mutum, Fazenda Floresta, Estância Tamburil, Fazenda Geny, Fazenda São Pedro), laboratório (LinkGen), sementes e nutrição animal (Matsuda) e trading (Agroexport). Este é o segundo ano que o Brazilian Girolando participa da Expocruz.

Os próximos países que terão a participação da Girolando em eventos são Equador, Guatemala e Colômbia.  A Associação tem convênio de cooperação técnica na área de melhoramento genético com associações de vários países da região, como o Equador. Entre os dias 1º e 12 de outubro, Marcello Cembranelli fará visitas técnicas às fazendas nas regiões de Quito, Guayaquil e Santo Domingo no Equador, fará julgamento de animais na exposição de Guayaquil e ministrará palestras no Seminário Internacional do Equador. 

Na Guatemala, ele participará com os associados do Brazilian Girolando da Expoleite. Em breve, a Girolando assinará o termo de cooperação técnica com a associação de criadores da Guatemala, o que permitirá o intercâmbio de informações na área de melhoramento. Na Colômbia, que já conta com o convênio, o projeto participará da Feira Nacional de Zebu. Ambas as exposições estão agendadas para o mês de novembro.