Home » Cadeia do Leite » Cerca de 200 produtores participam do 7º TecLeite

Cerca de 200 produtores participam do 7º TecLeite

24/09/2018 08:56:31 - Por: Embrapa Gado de Leite

Dia de campo realizado pela Embrapa teve como foco os pecuaristas de leite do sul do estado do Rio de Janeiro.

Responsive image
Com a palestra de abertura “Opções de utilização da BRS Capiaçu”, teve início o TecLeite, uma ação de transferência de tecnologia idealizada em 2011 pela Embrapa Gado de Leite. O evento é voltado para os produtores de leite e, em sua sétima edição, já se tornou tradicional na região sul-fluminense. Desde a primeira edição, as palestras acontecem no Campo Experimental de Santa Mônica, em Valença-RJ.

Este ano, o dia de campo contou com seis estações, que versaram sobre os temas:

• Vitrine de forrageiras: novas cultivares de Panicum e Brachiaria para produção de leite;
• BRS Capiaçu: do preparo das mudas ao estabelecimento da capineira;
• Integração Lavoura Pecuária e Floresta: manejo florestal;
• Manejo e conservação de solos: importância da análise do solo para a fertilidade;
• Cuidados no pré-parto para o sucesso da futura lactação;
• Cercas elétricas: instalação e manutenção.

BRS Capiaçu – A palestra de abertura foi ministrada pelo pesquisador Mirton Morenz. A cultivar BRS Capiaçu, lançada pela Embrapa Gado de Leite em 2016, desperta grande interesse dos produtores pela alta produção de biomassa. Segundo Morenz, a gramínea é indicada para o cultivo de capineiras. Pode ser fornecida para os animais picada verde no cocho ou como silagem. “A vantagem de utilizar o capim verde é que, dessa forma, ele apresenta maior valor nutritivo”, diz Morenz. A BRS Capiaçu produz cerca de 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano, média 30% maior do que as cultivares disponíveis. Para obter mais informações sobre a cultivar, acesse o site da Embrapa Gado de Leite (www.embrapa.br/gado-de-leite).

TecLeite em Minas Gerais – O 7º TecLeite reuniu mais de 200 pessoas, público formado basicamente por produtores. O evento tem como objetivo divulgar tecnologias ao produtor e aproximar a pesquisa da extensão rural. A realização ocorre em parceria com a Embrapa Solos, Pesagro-Rio, Emater-Rio e Instituto Federal do Rio de Janeiro. Desde 2015, o TecLeite também é realizado no Campo Experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco-MG. A edição mineira está marcada para acontecer em novembro.