Plantio de soja avança no Paraná

03-10-2018 10:00:21 Por: DCI

Plantio de soja avança no Paraná
O plantio de soja da safra 2018/19 no Paraná, segundo maior produtor nacional da oleaginosa, avançou para 29% da área projetada para este ciclo, ante 18% na semana anterior, no ritmo mais acelerado já visto no Estado, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral).

Os trabalhos de campo alcançam praticamente o dobro do observado há um ano, quando somavam 16%, puxados por condições climáticas favoráveis, explicou o órgão vinculado à Secretaria de Agricultura paranaense.

Dados do Thomson Reuters Agriculture Weather Dashboard mostram que, nos últimos 15 dias, as chuvas ficaram acima da média em toda a porção oeste do Paraná, onde se concentra o plantio neste momento.

“Em comparação com o ano passado, quando tivemos um setembro seco, o clima está contribuindo muito agora”, afirmou o analista Marcelo Garrido, do Deral. “O plantio não está sendo concentrado, está sendo mais rápido e ocorrendo de um jeito mais constante. Se o clima continuar contribuindo, vamos conseguir colher mais cedo, e adiantar o plantio do milho de segunda safra”, projetou.

O Paraná deve semear nesta safra cerca de 5,5 milhões de hectares com soja, área estável na comparação anual, conforme projeção mais recente do Deral. A produção, contudo, tende a subir 2%, para 19,6 milhões de toneladas.

Outras culturas

O plantio de milho de primeira safra no Paraná já atinge 70% dos 352,2 mil hectares previstos, segundo o Deral. O percentual supera em 12 pontos o indicador da semana passada e em 33% o de um ano atrás.

Para Garrido, se as condições climáticas se mantiverem favoráveis, é provável que a semeadura “safra verão” termine ainda em outubro.

A colheita de trigo no maior produtor nacional do cereal já se deu em 47% da área, ante 71% há um ano.

Já a área estimada de feijão das águas, 1ª safra, é 169,3 mil hectares, 13% menor que a safra anterior. O volume colhido será 334.504 toneladas, 1% acima da safra anterior.