Ciência no bar: Embrapa Gado de Leite participa do Pint of Science

15-05-2019 08:14:43 - Por: Embrapa

O evento, que acontece em diversas cidades do mundo, surgiu há sete anos, na Inglaterra.

Responsive image
Na próxima terça-feira (21) o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius G. B. da Silva, irá proferir uma palestra sobre a edição do genoma em animais domésticos. Até aí, nenhuma novidade, já que essa é a área de estudos do pesquisador. A novidade é que a palestra será em um Bar. Esse será um dos eventos do Pint of Science, que tem como objetivo falar de ciência para a sociedade.

O Pint of Science é o maior festival de divulgação científica do mundo. Ele leva pesquisadores a bares para discutir temas científicos de uma maneira informal para diversos públicos. O evento, que acontece em diversas cidades do mundo, surgiu há sete anos, na Inglaterra, organizado por pós-doutorandos que acreditavam ser necessário proporcionar discussões sobre ciência fora do ambiente acadêmico. A Embrapa Gado de Leite participou pela primeira vez do Pint of Science no ano passado. O pesquisador Leovegildo Matos falou sobre ciência e produção de leite nos trópicos em um bar em Janaúba, no norte de Minas Gerais.

Neste ano, o Brasil é o país com o maior número de cidades participantes (87). No mundo são 24 países que realizam o evento. “Trata-se do maior festival de divulgação científica, que ocorre numa época em que a ciência vem sendo desacreditada. É uma ocasião bastante importante para divulgar o papel da ciência na sociedade e o quanto ela influencia a vida de cada um de nós, para que, assim, cada vez mais pessoas possam defendê-la”, diz o organizador do Pint em Juiz de Fora, Lucas Miranda.

O Pint acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio das 19h30 às 21h30. Em Juiz de Fora, três bares irão sediar as palestras A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição, sendo respeitada a capacidade de lotação de cada bar. Confira abaixo a programação do evento:

Bar do Luiz (Av. Eugênio do Nascimento, 240 - Aeroporto):

No limite do desenvolvimento (20 de maio)
Transgênicos: os seres do futuro (21 de maio)
De repente 60 (22 de maio)

Na Garganta - Culture Pub (Av. Barão do Rio Branco, 267 - Manoel Honório):

A revolução das energias renováveis (20 de maio)
Do que temos medo? (21 de maio)
A ciência na cena do crime (22 de maio)

Arteria - Fábrica de Cultura (R. Chanceler Oswaldo Aranha, 535 - São Mateus):

Escola: espaço político e de transformação social (20 de maio)
O Universo numa casca de noz (21 de maio)
Cinema brasileiro: quem te viu, quem não te vê (22 de maio)
Para a programação completa, acesse o site: https://pintofscience.com.br/events/juizdefora.