Senai leva à Fispal Tecnologia a escola móvel da indústria 4.0

31-05-2019 09:54:15 - Por: Assessoria de Imprensa Fispal

Especialistas mostrarão tecnologias que otimizam o processo produtivo, como inteligência artificial e realidade aumentada.

Responsive image
A evolução da automação industrial será mais uma vez um importante tema a ser abordado na Fispal Tecnologia, cuja edição comemorativa de 35 anos ocorrerá entre os dias 25 e 28 de junho, no São Paulo Expo. Em parceria com o Instituto Senai, que é referência no ensino profissional, o evento leva aos visitantes a Escola Móvel Indústria 4.0 – Evolução da Automação.

A iniciativa tem como objetivo capacitar os participantes e divulgar o tema. Especialistas do Senai integrarão tecnologias que otimizam o processo produtivo, como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual, técnicas de manufatura aditiva, robótica avançada, sensoriamento, análise de dados, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem. A escola móvel contará ainda com palestras gratuitas sobre o papel do design na transformação digital, Impressão 3D, Manutenção 4.0 e a Indústria 4.0 e seus pilares. Além disso, o Senai levará para a feira três robôs que vão interagir com o público, demonstrando suas habilidades.

O assunto Indústria 4.0 ou a 4ª revolução industrial tem sido um dos que mais chamam a atenção dos profissionais das indústrias de alimentos e bebidas principalmente porque seu conceito de produção integrada e monitorada em tempo real traz economia de energia e de insumos, além de um maior controle sobre os custos operacionais e a redução de desperdícios.

“Toda a cadeia já entendeu o imenso benefício para as empresas que se adequam a este novo conceito, contudo ainda existem muitas dúvidas e também o entendimento pleno sobre quais caminhos que precisam ser percorridos para a sua implantação”, analisa Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia. É por isso que, de acordo com a diretora, a indústria 4.0 é uma das mais importantes atrações da feira.

Desafios e inovação

Na Fispal Tecnologia 2019 o Instituto Senai oferecerá também outras atrações para contribuir com a inovação das indústrias de alimentos e bebidas. Sucesso nas edições anteriores da feira, o Lab de Soluções retorna em 2019 com o objetivo de solucionar desafios de inovação de duas indústrias de alimentos e bebidas com a ajuda de profissionais de diversas áreas tecnológicas do Senai. As empresas interessadas em participar desse projeto devem realizar a inscrição no site. Os especialistas da entidade podem auxiliar no desenvolvimento de novos produtos ou na aplicação de algum ingrediente, por exemplo.

Já o Lounge de Inovação exibirá 10 produtos totalmente inovadores que foram criados por alunos do Instituto Senai. A atração quer captar indústrias que buscam alimentos e bebidas inéditos e com formulação pronta para serem fabricados e lançados no mercado.

De acordo com Clélia Iwaki, ao longo de seus 35 anos, a Fispal Tecnologia sempre se preocupou em oferecer conteúdo de qualidade, projetos e experiências que fortaleçam os negócios dos participantes. “As ações em parceria com o Instituto Senai atendem esse objetivo, trazendo muita inovação e soluções para a indústria de alimentos e bebidas”,  finaliza.

Mais da Fispal Tecnologia

A Fispal Tecnologia reunirá mais de 400 expositores, que apresentarão novidades, tendências e soluções em máquinas para embalagem, marcação e codificação, embalagens, processos, equipamentos e acessórios, automação e logística. O credenciamento para a feira já está aberto e é exclusivo para profissionais da indústria de alimentos e bebidas. Para realizar o cadastro, basta clicar na aba Inscreva-se no site oficial da Fispal Tecnologia. A plataforma é simples, intuitiva e oferece a opção de inscrição via login social do Facebook e Linkedin. Para retirar a credencial, o participante deverá informar o número do CPF nos totens de autoatendimento na entrada do pavilhão. 

Sobre a Fispal

A marca Fispal, que começou como um encontro de engenheiros chamado Feira de Insumos para Alimentos, no Palácio de Convenções do Anhembi, hoje representa o maior encontro do setor na América Latina. Em 2001, com o objetivo de atender a indústria de alimentos e bebidas e o setor de alimentação fora do lar, a Fispal se segmentou em duas feiras: Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de alimentos e Bebidas e a Fispal Food Service: Feira internacional de produtos e serviços para alimentação fora do lar. A marca ainda agregou a Fispal Sorvetes – Feira de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional e a Fispal Café: Feira de negócios par ao setor Cafeeiro.

As feiras, que hoje acompanham as mudanças e a evolução do mercado no Brasil e no mundo, são marcadas pelo lançamento de novas tecnologias, produtos, profissionalização de mão de obra e pela expansão para novos mercados. Atualmente, a marca Fispal é composta de feiras que atendem toda a cadeia de alimentos e bebidas, desde a matéria-prima, passando por máquinas, equipamentos e processos, chegando até o setor de alimentação fora do lar. Saiba mais em: www.fispal.com.br.