Schmersal mostra na Fispal Tecnologia como automação e segurança impulsionam Indústria 4.0

11-06-2019 10:59:17 - Por: Assessoria de Imprensa Schmersal

Apresenta o conceito SAFETY 4.0 por meio de um painel com controladores e dispositivos de segurança com diferentes formas de comunicação em rede.

Responsive image
A Indústria 4.0 está revolucionando a produção industrial, reduzindo custos e ampliando as oportunidades de receita. Esta transformação exige investimentos no desenvolvimento de novas competências com foco na modernização e na automação das fábricas em larga escala.

De acordo com a pesquisa “Investimentos em Indústria 4.0”, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2018, entre 2016 e 2018 aumentou em 10 pontos percentuais o número de grandes indústrias brasileiras que utilizam tecnologias digitais, somando 73%. Entre as ouvidas pela pesquisa, 48% pretendem investir em recursos da Indústria 4.0.

Também chamada de Manufatura Avançada, a Indústria 4.0 tem feito com que o setor de alimentos e bebidas busque novas técnicas para aumentar a produtividade e diminuir o desperdício. A Schmersal aproveita a Fispal Tecnologia, que acontece de 25 a 28 de junho, no São Paulo Expo Center, em São Paulo, para destacar o papel de suas novidades nesta nova revolução industrial. O estande é o E-130.

A Schmersal apresenta o conceito SAFETY 4.0 por meio de um painel com controladores e dispositivos de segurança com diferentes formas de comunicação em rede, como Ethercat, SD (Serial Diagnostic) e os protocolos seguros SMMC (entre CLPs) e SDDC (entre CLPs e módulos remotos).  “O controlador envia a informação por cabo para um roteador, que a compartilha na nuvem. Deste modo, o usuário consegue acessar essa informação remotamente, não somente de produtos de automação, mas também de dispositivos de segurança instalados nas máquinas, o que é um beneficio importante”, comenta Christian Müller, gerente da Schmersal.

Neste rol de soluções focadas na Indústria 4.0, a Schmersal lança o aplicativo Lexx, desenvolvido para detectar falhas ou eventos no Sistema de Controle BMC, um dos produtos mais recomendados ao segmento de alimentos e bebidas por permitir o monitoramento de diversas funções de segurança e o controle de operação em painel compacto.

Disponível para Android, o aplicativo lê de forma simples o sinal do equipamento e mostra o diagnóstico do controlador. O aplicativo ainda permite o compartilhamento da falha ou evento via e-mail ou WhatsApp, além de enviá-lo diretamente ao suporte técnico da Schmersal.

“As tecnologias digitais permitem diminuir os prazos de entrega, além de otimizar a utilização de ativos e a qualidade dos produtos. Com a Indústria 4.0, o segmento de alimentos e bebidas consegue reduzir os custos”, finaliza Müller.

Sobre a Schmersal

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal também desenvolve soluções em automação e tecnologia para elevadores. Com mais de 25 mil produtos e presente em 17 países, a empresa tem fábrica na cidade de Boituva, no interior de São Paulo, além de linhas de produção na Alemanha, China e Índia. A companhia conta com a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12. A Schmersal também integra o ranking “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPtW). www.schmersal.com.br.